Começa nesta semana o processo de escuta, diálogo e planejamento participativo do Carnaval 2026 em Juiz de Fora, conduzido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), em parceria com representantes da sociedade civil.
A primeira etapa,
Para os próximos passos, o processo avança em nova fase: a realização de mesas de diálogo com as escolas de samba e os blocos carnavalescos, para aprofundar a troca de experiências, promover mediação de conflitos e construir estratégias coletivas de qualificação para o Carnaval.
Ouça a matéria de Joubertt Telles.
Próximas etapas
1. Mesa de diálogo e mediação com as agremiações
Data e hora: 18 de junho (quarta-feira), às 19h
Local: Teatro Paschoal Carlos Magno
Objetivo: Criar um espaço de escuta e negociação com as escolas de samba, alinhando expectativas, discutindo desafios comuns e buscando soluções coletivas para questões estruturais, operacionais e culturais relacionadas ao desfile das agremiações.
2. Mesa de diálogo e avaliação com os blocos
Data e hora: 25 de junho (quarta-feira), às 19h
Local: Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM)
Objetivo: Promover um encontro com os blocos carnavalescos, fortalecendo o diálogo e a articulação com esse segmento, a fim de discutir estratégias de apoio, organização dos cortejos e preservação da diversidade cultural dos blocos de rua.
3. Formatação da proposta de capacitação do Carnaval
Nova data a ser divulgada em breve
Objetivo: Elaborar, de forma colaborativa, um plano de capacitação voltado a todos os agentes envolvidos no Carnaval, com foco em temas como produção cultural, gestão de projetos, segurança, sustentabilidade e formação artística.
* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira