O fim de semana será de desafio ao conhecimento acumulado de mais de 46 mil inscritos no Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2026 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Dentre eles, 9.722 vivem o ano decisivo, o módulo III, onde concorrem às 2.256 vagas disponibilizadas pela instituição nos cursos em Juiz de Fora e em Governador Valadares. Todos vão responder ao mesmo número total de questões, independentemente da área escolhida.
Integrantes do corpo docente do Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora, falaram à Itatiaia sobre os principais conteúdos que podem ser cobrados no exame.
Pism 2026: Psicologia, Computação e Medicina são os cursos mais concorridos Pism 2026: candidatos podem acessar comprovante definitivo de inscrição
Dicas para sábado (6)
No primeiro dia, os candidatos ao Pism III respondem às questões objetivas de Língua Portuguesa, Literaturas, Biologia e Matemática, além das discursivas específicas da área de conhecimento correspondente ao curso escolhido.
O professor Luiz Francisco Fazza, Chiquinho, reforçou que em ano de COP 30, os alunos podem se preparar para questões relacionadas ao tema na prova de Biologia
“Muita atenção na parte ambiental, as impactações de solo, de água, eutrofização, magnificação trófica, o lixo. É importante também a parte de ciclos biogeoquímicos, nitrogênio, bastante importante, carbono. Não esqueça também de um olhar sobre as características alimentares, o fluxo de matéria e energia. Além disso, atenção para as teorias evolutivas, diferença de lamarckismo, darwinismo, neodarwinismo, são pontos corriqueiramente cobrados pela Universidade”
Além dos temas mais presentes no exame, o professor Paulo II sugere uma estratégia para abordar a prova de Matemática.
“É importante que a gente vá dominando a análise combinatória, probabilidade e geometria analítica. Comece pelas questões mais fáceis, depois que você tiver mais relaxado, mais concentrado na prova, pule para as questões mais difíceis. Aqui na escola nós estamos torcendo por vocês!
Dicas para domingo (7)
No segundo e último dia do Pism, os inscritos responderão às questões objetivas de Física, Química, Geografia e História, acompanhadas novamente das discursivas específicas da área.
O professor Pedro Faria orienta como os estudantes podem se sair bem na prova de Geografia e nas outras de Ciências Humanas.
“O ideal é que vocês prestem muita atenção na interpretação de texto e na forma como vocês escrevem as questões abertas, porque isso conta muito no processo da prova. No conteúdo, fiquem de olho nas atualidades, nos temas relacionados aos impactos ambientais, na globalização e tudo o que cerca o sistema capitalista. Dessa forma, vocês vão muito bem na prova”.
Etapas na caminhada que pode levar à UFJF
Mais de 400 estudantes do Colégio dos Jesuítas estão inscritos nos três módulos do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism).
O processo acompanha a evolução do candidato ao final de cada ano do Ensino Médio, avaliando conteúdos referentes ao módulo cursado, de acordo com o programa divulgado no edital.
A Coordenadora da Unidade III, que engloba o Ensino Médio, Mariana Fávero, destacou como cada etapa contribui para o desempenho do aluno ao final do ciclo. Assista ao vídeo abaixo.
Leia também
Pism 2026: professor de Matemática elenca temas mais comuns nos três módulos UFJF recebe mais de 46 mil inscrições para o Pism e Vestibular de Música UFJF divulga resultado de provas de habilidade específica para curso de Música UFJF divulga editais do Pism 2026 e Vestibular de Música