Instituto de Artes e Design promove aulão de conscientização contra nazismo

Evento nesta terça (16) é mais uma manifestação de repúdio as pichações na sede do Diretório Acadêmico.

Instituto de Artes e Design (IAD) no campus Juiz de Fora da UFJF

Começa às 16h desta terça (16) o aulão público com o tema “Universidade não é espaço para o ódio: democracia, memória e resistência”, no pátio do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) .

É mais um ato de repúdio à pichação de símbolos nazistas na sede do Diretório Acadêmico do IAD, divulgadas no sábado (13). Na segunda (15), houve um ato. O Diretório registrou Boletim de Ocorrência e encaminhou o ocorrido ao Ministério Público.

“O tema será democracia e liberdade. A ação é continuidade do movimento de conscientização e mais uma forma de ressaltar a gravidade do acontecimento”, disse à Itatiaia, Miguel Kamirang, presidente do diretório acadêmico do IAD.

As investigações para encontrar os responsáveis pelas pichações estão em andamento. Conforme Miguel, é essencial localizar e punir os envolvidos "é fundamental no ambiente em que a gente está, que encontremos os responsáveis e eles sejam punidos. A Universidade não é um espaço de bagunça nem de ódio, é um espaço de ciência, diversidade e democracia”.

Apologia ao nazismo é crime

A legislação brasileira prevê pena de detenção de três meses a cinco anos em casos relacionados a neonazismo. Além disso, a pena é inafiançável e imprescritível. A legislação brasileira proíbe a divulgação do ideário nazista e o uso de seus símbolos.

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Leia também

Ouvindo...