Ouvindo...

Funalfa abre consulta pública para 2º ciclo da Política Nacional Aldir Blanc

Integrantes de setores da classe artística são convidados a enviar as opiniões para construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR)

Reunião na Funalfa iniciou discussões sobre segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura

A Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) iniciou as discussões sobre o Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab).

O ponto de partida foi uma reunião aberta com a classe artística para falar sobre a consulta pública. Além disso, o encontro também pretendia fortalecer o diálogo entre o poder público e os agentes culturais de Juiz de Fora.

O foco é na construção coletiva do Plano de Aplicação de Recursos (PAR), respeitando as diretrizes do Ministério da Cultura e as demandas apontadas pela classe artística nas Rodas de Conversa realizadas entre abril e maio deste ano.

Para receber a contribuição de artistas, agentes culturais e instituições de Juiz de Fora está aberto um formulário on-line para consulta pública simplificada. A gerente do Departamento de Captação e Fomento da Funalfa, Tamires Fortuna falou sobre os próximos passos da PNAB no município. Ouça a matéria de Joubertt Telles.

Sobre o 2º Ciclo da Lei Aldir Blanc

De acordo com o diretor-geral da Funalfa, Rogério Freitas, a construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) de Juiz de Fora no Ciclo 2 da Pnab seguirá a proposta do Ministério da Cultura (Minc) de que a Política Nacional precisa irrigar programas transformadores de impacto e com efetivo êxito na gestão cultural do país.

O gerente do Departamento de Inovação e Articulação Estratégica (Diae), Gueminho Bernardes, destacou que as Rodas de Conversa realizadas pela Fundação com os diversos setores da cultura definiram cinco eixos estratégicos para nortear ações transversais e estruturantes: formação e capacitação; fomento e políticas públicas; estrutura e espaços culturais; difusão e divulgação; e valorização e proteção cultural.

A gerente do Departamento de Captação e Fomento (DCF), Tamires Fortuna, explicou que as três novas ações pactuadas na Pnab são: o Programa de Apoio a Ações Continuadas, o Programa de Formação em Gestão Pública de Cultura e o Programa de Requalificação de Infraestrutura Cultural.

A Funalfa prevê entregar o Plano de Aplicação de Recursos ao Minc no dia 20 de agosto.

Leia também

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.