Balanças comerciais e industriais foram fiscalizadas durante uma ação na feira livre do bairro Nossa Senhora de Lourdes, em Juiz de Fora. Destas, 18 estavam dentro dos padrões exigidos e duas foram reprovadas nos testes, sendo os responsáveis notificados para realizar os reparos necessários. Durante a ação, os fiscais também orientaram os feirantes quanto ao correto uso e à montagem dos equipamentos.
Segundo o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), o objetivo foi verificar as condições de uso do equipamento e orientar os feirantes sobre o correto funcionamento, para garantir a transparência nas relações de consumo.
Nessas inspeções, as balanças passam por ensaios com pesos padrão calibrados, que simulam diferentes cargas, da mínima até a máxima capacidade. O procedimento verifica se a indicação dos instrumentos está dentro da tolerância estabelecida pela Portaria nº 157/2022 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Além disso, entre as recomendações estão a necessidade de manter as balanças em bases estáveis, livres de correntes de ar, e a atenção às condições dos visores, bandejas e placas de identificação.
* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira
Leia também
Obra irregular é interditada perto do Aeroporto da Serrinha em Juiz de Fora Prefeitura anuncia autuação de empresa por crime ambiental em Juiz de Fora Clínica odontológica clandestina é interditada no Centro de Juiz de Fora Ação conjunta identifica crimes ambientais no Parque da Lajinha em Juiz de Fora