Após dois anos de espera, um paciente não teve um retorno médico que estava marcado com uma neurologista da Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes), em Juiz de Fora, realizado em junho deste ano.
Segundo a denúncia enviada para a Itatiaia, familiares de Adelino Araújo, de 60 anos, informaram que a profissional solicitou o retorno em 60 dias. Porém, os funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência do bairro São Judas Tadeu, disseram que só vão avisar a data da consulta assim que estiver marcado.
O Adelino, que é deficiente, necessita de retorno para revisão da medicação. Na última consulta, os parentes relataram que não foi possível fazer o ajuste, o que está provocando intoxicação, já que ele ficou muito tempo sem acompanhamento neurológico.
Resposta da Prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Juiz de Fora informou que restringe o fornecimento de informações sobre o estado de saúde dos pacientes, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Segundo a administração municipal, pacientes acompanhados pela Atenção Básica que têm solicitações de rotina estão sob vigilância contínua, e qualquer agravamento identificado pelas equipes das UBSs resulta na reclassificação do caso e adoção de nova conduta. Ainda foi informado que cada paciente é tratado com responsabilidade e atenção individualizada, conforme a gravidade e as diretrizes do sistema público de saúde.
Tem problema? Fala com a Itatiaia!
Há algum problema ou dificuldade está incomodando na sua rua, no seu bairro? Avisa à Itatiaia, que a gente vai atrás da resposta.
Entre em contato pelo whatsapp (32) 99961-6815 ou pelo e-mail jornalismojf@itatiaia.com.br.
Leia também
Pacientes reclamam de demora de atendimentos pelo SUS em Juiz de Fora Moradora de JF denuncia demora para marcação de consulta no SUS UBS’s alteram horário de atendimento em Juiz de Fora