O município de Matias Barbosa divulgou o resultado do
Ao todo, foram vistoriados 296 imóveis, dos quais dois apresentaram focos positivos do mosquito Aedes aegypti, ambos no bairro Nossa Senhora da Penha. Os criadouros estavam em recipientes comuns, como pratinho de planta e um vaso sanitário.
Apesar do índice baixo, os dados indicam que o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya está presente no município, mesmo em períodos de frio e estiagem, reforçando a necessidade da continuidade de prevenção e conscientização.
O setor de endemias destaca a importância da colaboração da população, tanto no combate aos criadouros quanto na recepção das equipes de agentes de saúde, que muitas vezes enfrentam resistência ou encontram imóveis fechados.
Números de arboviroses em Matias Barbosa
Neste ano, foram 448 casos confirmados e 594 prováveis de dengue. Dois óbitos confirmados de jovens do sexo masculino entre 20 e 29 anos, que não tinham comorbidades, segundo o Painel de Monitoramento de Casos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Os dados atualizados até segunda (18) incluem ainda um caso confirmado e cinco prováveis de chikungunya e um caso provável de zika.
Orientações para o combate ao Aedes aegypti
- Verificar os ralos e a cisterna, bromélias, plantas aquáticas e troncos de árvores no jardim;
- Retirar os pratinhos das plantas, tampar os tambores com água de chuva;
- Vistoriar também os banheiros em desuso, as caixas d’água e inspecionar o quintal;
- Descartar corretamente o lixo;
- Manter a água da piscina sempre tratada, mesmo se estiver em desuso.
Leia também
Matias Barbosa reforça ações contra o Aedes aegypti durante o inverno LIRAa de 3,1% aponta índice médio de infestação em Matias Barbosa Matias Barbosa realiza fiscalização para combate de focos do Aedes aegypt i