A equipe de Endemias do Departamento de Saúde da Prefeitura de Matias Barbosa, na Zona da Mata, iniciou o 3º Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025, nesta segunda-feira (18). Os agentes devem vistoriar 198 imóveis em oito bairros.
Seguindo a metodologia definida pelo Ministério da Saúde, foi realizado o sorteio dos bairros e áreas que recebem a visita da equipe nesta etapa. Entre os locais selecionados estão os bairros Pitangueiras, Centro, Santa Clara, Nossa Senhora da Penha, Monte Alegre, Vista Alegre, Nova Cidade, Vila Real, entre outros definidos para o levantamento.
Como a Itatiaia já divulgou, no
Mesmo com a alteração no comportamento do mosquito, que mantém atividade durante todo o ano, a expectativa é de redução nos números atuais.
Números de arboviroses em Matias Barbosa
Neste ano, foram 448 casos confirmados e 594 prováveis de dengue. Dois óbitos confirmados de jovens do sexo masculino entre 20 e 29 anos, que não tinham comorbidades, segundo o Painel de Monitoramento de Casos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Os dados atualizados até segunda (18) incluem ainda um caso confirmado e cinco prováveis de chikungunya e um caso provável de zika.
Orientações para o combate ao Aedes aegypti
- Verificar os ralos e a cisterna, bromélias, plantas aquáticas e troncos de árvores no jardim;
- Retirar os pratinhos das plantas, tampar os tambores com água de chuva;
- Vistoriar também os banheiros em desuso, as caixas d’água e inspecionar o quintal;
- Descartar corretamente o lixo;
- Manter a água da piscina sempre tratada, mesmo se estiver em desuso.
Leia também
Matias Barbosa reforça ações contra o Aedes aegypti durante o inverno Com LIRAa de 1,9%, Matias Barbosa está em ‘médio risco’ de infestação de dengue Matias Barbosa realiza fiscalização para combate de focos do Aedes aegypt i