Ouvindo...

LIRAa de 3,1% aponta índice médio de infestação em Matias Barbosa

Equipes encontraram focos de Aedes aegypti em quatro bairros do município

O município de Matias Barbosa divulgou o resultado do 2º Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025, que foi de 3,1%. A ação faz parte das atividades do Programa Nacional de Controle da Dengue.

Durante o levantamento, foram vistoriados 196 imóveis, incluindo casas, comércios e terrenos baldios. Ao todo, foram encontrados seis focos do mosquito. Segundo o Ministério da Saúde, o índice coloca a região em médio risco para infestação do transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre oropouche.

Foram identificados focos nos bairros do Centro, com dois registros, Nova Cidade, também com dois, além de Monte Alegre e Pitangueiras, que apresentaram um foco cada. Os principais locais onde foram encontrados criadouros foram bebedouros de animais, baldes, frascos com plantas aquáticas, ralos e sucatas.

No primeiro LIRAa do ano, o município já havia apresentado médio risco, com um índice de 1,9%. O aumento observado reforça a necessidade de intensificar os cuidados, principalmente nos períodos em que as condições climáticas favorecem a proliferação do mosquito.

* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.