Ouvindo...

Dia do Torresmo será celebrado em edições do ‘Caminhando pela História’

Estão abertas as inscrições para as duas visitas na próxima semana em Juiz de Fora

Torresmo será o tema de duas edições do projeto Caminhando pela História em Juiz de Fora

Na próxima segunda-feira (25), Juiz de Fora celebra o Dia do Torresmo. Além do 7º Festival de Costela e Torresmo, que começa nesta sexta (22), os amantes do iguaria podem se inscrever para visitas guiadas a bares tradicionais em duas edições do projeto “Caminhando pela História”.

Na quinta-feira (28), o roteiro será a a partir das 17h, no Bar do Bigode & Xororó, que carrega meio século de tradição. Os interessados podem se inscrever online. Serão 20 vagas. O ponto de encontro será na Rua Chanceler Oswaldo Aranha, 54, no São Mateus.

Na sexta-feira (29), às 14h30, também serão 20 vagas para a visita ao Bar do Totonho. As inscrições devem ser feitas pelo formulário online. O ponto de encontro será na Rua Manoel Bernardino, 14, no São Mateus.

Torresmo: tradição e identidade cultural

A Lei nº 14.620, que instituiu o Dia Municipal do Torresmo foi sancionada em 2023 com a proposta de valorizar a iguaria, incentivar o turismo gastronômico e fortalecer o setor de bares e restaurantes.

Com o tempo, o clássico torresmo pururuca ganhou versões variadas: torresmão, torresmo de tira, de ponta, bolinho de torresmo e até rocambole. Além de petisco, ele acompanha pratos típicos mineiros como feijoada, feijão-tropeiro e canjiquinha.

Leia também

Pism 2026: UFJF antecipa divulgação do resultado dos pedidos de isenção
Álbum de memórias afetivas, Maria do Resguardo reúne fotos de Juiz de Fora
Dia do Pão de Queijo ressalta o legado cultural e tradição de Minas Gerais

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.