Murilão alcança recorde de propostas no edital 2026 em Juiz de Fora

Segundo Funalfa, foram enviados mais que o dobro registrado em 2024

Nova sede da Funalfa em Juiz de Fora

O Edital Murilão alcançou um novo marco para a política cultural de Juiz de Fora: ao todo, 660 projetos foram inscritos, o maior número já registrado desde a criação do programa.

Na edição anterior, o total de projetos enviados foi de 308, menos da metade, de acordo com dados da Prefeitura.

Com o encerramento das inscrições do Edital Murilão e diante do volume expressivo de projetos recebidos, a Funalfa inicia, nesta quarta-feira (4) o credenciamento de pareceristas para o setor cultural. As inscrições são gratuitas e seguem até 22 de março pela plataforma Prefeitura Ágil.

O chamamento tem como objetivo formar um banco de profissionais qualificados que atuarão na avaliação técnica dos projetos inscritos e garantir um processo de seleção criterioso, transparente e alinhado às diretrizes da política cultural municipal.

O credenciamento é destinado a profissionais com experiência comprovada na área cultural e será utilizado não apenas no Murilão, mas também em outros editais e políticas de fomento executadas pelo município.

Murilão

O edital disponibiliza recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fumic) para o apoio a projetos de diversas linguagens artísticas e culturais.

Além da ampla concorrência, o Murilão mantém categorias e recortes específicos, voltados à promoção da diversidade, da inclusão e do reconhecimento de diferentes territórios, trajetórias e identidades culturais da cidade.

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Leia também

Graduando em jornalismo pela UFJF, Michel Santos é estagiário da Itatiaia em Juiz de Fora. Apaixonado por esportes, videogames e fã aficcionado de automobilismo.

Ouvindo...