A Escola de Samba Real Grandeza, 11 vezes campeã do Carnaval de Juiz de Fora, será a próxima parada do projeto ‘Caminhando pela História’. O evento será no sábado (7), com ingressos gratuitos, que podem ser retirados pela
O encontro será às 14h30, na entrada da quadra, na Avenida Brasil, 1.220, esquina com a Rua Carlos Otto, no bairro Costa Carvalho, próximo à Regional Leste.
O projeto ‘Caminhando pela História’ promove visitas mediadas e ações educativas para valorizar os atrativos culturais, históricos e turísticos, contribuindo para formação de público e fomentando o turismo de Juiz de Fora.
Os bastidores e uma prévia da folia
A Secretaria de Turismo de Juiz de Fora explicou que o objetivo é mostrar aos visitantes como é o funcionamento de uma escola de samba.
A visita vai contar a história da agremiação, as participações nos carnavais de Juiz de Fora, que reúne sambas antológicos, enredos marcantes e personalidades de destaque no cenário musical, carnavalesco e artístico.
O roteiro temático terá duração aproximada de 1h30 e inclui apresentação da bateria, do mestre-sala e da porta-bandeira, além da exposição de algumas fantasias e do samba-enredo que será cantado no desfile deste ano com o enredo “Eterna Lua de Real Grandeza: encantos e segredos sob o luar”.
Fundada em 1974, a Real Grandeza é detentora de 11 títulos do Carnaval de Juiz de Fora. O primeiro foi em 1979, no grupo de acesso. Já no grupo A, levantou a taça em 1981. Foi bicampeã em 2022 e 2023 e vice-campeã em 2024.
Ao longo de sua trajetória, apresentou enredos memoráveis, como “O Circo”, em 1974, e “Flicts”, em 1980, baseado na obra de Ziraldo, que acompanhou o desfile na Avenida Rio Branco. Outro destaque foi a homenagem ao ex-presidente da República Itamar Franco, em 2002.
Leia também
Carnaval 2026: trânsito terá esquema especial em Juiz de Fora Carnaval 2026: Juiz de Fora divulga programação de 19 dias de folia