Ouvindo...

Concerto celebra 95 anos de Edmundo Villani-Côrtes em Juiz de Fora

Artistas de diferentes estados participam de homenagem no Cine Theatro Central

O Cine Theatro Central de Juiz de Fora, recebe o concerto “Para Sempre Villani – Concerto em Homenagem ao Mestre Edmundo Villani-Côrtes”, nesta quinta-feira (18), às 20h. A apresentação marca os 95 anos de vida e carreira de um dos mais respeitados pianistas, maestros e compositores da música brasileira.

O espetáculo reúne artistas de diferentes estados em tributo à obra do pianista, entre eles Efigênia Villani-Côrtes, Ed Côrtes (SP), Maestro Marcelo Jardim (RJ), Orquestra Escola do Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano, sob regência de João Paulo Farias (MG), Cacaudio (MG), Dawa Puri (RJ), Roxane Beatriz (MG), entre outros convidados.

A direção musical é assinada por André Pires e a direção artística por Ugo Soares.

Sobre Villani-Côrtes

Nascido em Juiz de Fora (MG), em 8 de novembro de 1930, Edmundo Villani-Côrtes iniciou-se na música aos 9 anos, tocando cavaquinho e violão de forma autodidata. Aos 17, começou seus estudos de piano e teoria musical, formando-se posteriormente pelo Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro. Sua trajetória como pianista, compositor, arranjador e professor foi marcada pela intensidade e diversidade. Professor de Contraponto e Composição, atuou por 16 anos na UNESP e por 10 anos na ULM, influenciando gerações de músicos.

Com um catálogo de mais de 700 peças — entre obras originais, arranjos e versões —, sua produção abrange piano, canto, coro, música de câmara, banda e orquestra sinfônica. Suas composições são interpretadas e gravadas por solistas e grupos no Brasil e no exterior, reunindo presença em mais de 70 CDs e em diversas pesquisas acadêmicas de mestrado e doutorado.

Ao longo da carreira, Villani-Côrtes foi laureado sete vezes pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), recebendo distinções como o Grande Prêmio da Crítica (2012) e o Troféu Guarani (2011) pelo conjunto de sua obra e sua excepcional contribuição à música brasileira. É Mestre em Música pela UFRJ e Doutor em Música pela UNESP, reconhecido como um dos grandes nomes da música brasileira contemporânea.

* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Leia também

Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.