O Colégio de Aplicação CAp-Coluni, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), divulgou o edital do exame de seleção de 2026.
São disponibilizadas 150 vagas para a primeira série do ensino médio, com reserva de 50% como determina a Lei de Cotas.
As inscrições serão abertas, no
As provas serão no campus Viçosa da UFV, no dia 8 de novembro, das 13h às 18h. Não haverá segunda chamada. Gabarito será divulgado em 10 de novembro. O resultado preliminar sai no dia 15 de dezembro. Após o prazo de recursos, a lista final será publicada em 22 de dezembro no site do Coluni.
Conforme os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Coluni teve o melhor desempenho entre as escolas públicas do país, nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. No ranking geral de todas as instituições tanto privadas quanto públicas, alcançou a 5ª posição em Minas Gerais e a 31ª no Brasil.
Quem pode concorrer
Conforme o edital, podem participar aqueles que tenham concluído o ensino fundamental e possuam o certificado de conclusão, obtido pela via regular ou por suplência, ou estejam cursando o nono ano do ensino fundamental.
A pessoa interessada deve ler o edital atentamente para preencher de forma correta o Formulário Eletrônico. No processo, as pessoas que precisarem de atendimento especial deverão informar o pedido e enviarem a documentação comprobatória. Uma vez efetuada, não é permitida alteração na modalidade de vaga escolhida.
Após a inscrição, o candidato deve imprimir o Comprovante Provisório de Inscrição e o boleto bancário da taxa de R$ 90. Se o pagamento for feito fora do prazo, a inscrição não será confirmada.
Pedidos de isenção da taxa
O pedido deverá ser feito no mesmo site da inscrição, no campo “solicitação de isenção da taxa de inscrição”, marcar a opção “sim”.
A pessoa deverá preencher número, órgão emissor e data do documento de identidade, Número de Identificação Social (NIS) atribuído pelo Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e nome da mãe completo.
Pode solicitar isenção quem estiver em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, nos termos do art. 5º do Decreto n.º 11.016, de 29 de março de 2022, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer: renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Qualquer informação incorreta no Formulário Eletrônico de Inscrição que impedir a consulta à base de dados do CadÚnico, levará ao indeferimento da solicitação de isenção.
O resultado preliminar da solicitação de isenção está previsto para 17h de 10 de setembro, quando é aberto prazo de recurso que vai até 18h de 19 de setembro.
O resultado final da análise do recurso será divulgado em 26 de setembro. Quem for tiver o pedido atendido, terá a inscrição confirmada automaticamente. Quem for indeferido, deverá fazer o pagamento da taxa.