Ouvindo...

‘Embaixadores da Vida': Hemominas convoca doadores ‘Prata’ em Juiz de Fora

Iniciativa incentiva “solidariedade em rede” para aumentar comparecimento e melhorar o estoque

Doação de Sangue

O Hemocentro Regional de Juiz de Fora está mobilizando doadores para ajudarem a aumentar o comparecimento na instituição. A iniciativa “Embaixadores da Vida” é para melhorar o estoque que sofre com a queda de doações nos meses mais frios do ano, por causa das doenças respiratórias, gripes, resfriados e alergias, uma vez que impedem a doação de sangue.

Na campanha, os doadores diplomados na categoria Prata, com 25 doações, estão sendo convidados a realizar uma nova doação e a trazerem, durante o mês de maio mais 5 pessoas para o mesmo gesto. Além de reconhecer o valor dos doadores fidelizados, eles se tornam parceiros para ampliar o número de doadores de sangue.

A ação foi inspirada no “Challenge Day” (Dia do Desafio), comemorado em 28 de maio, e reforça o papel da solidariedade em rede.

O Hemocentro de Juiz de Fora atende a 28 cidades da região, o que corresponde a 58 hospitais, além da demanda dos pacientes que recebem sangue na instituição, sem a necessidade da internação.

Como e onde doar sangue na região

A sugestão é agendar o atendimento pelo App MG Cidadão ou pelo site da Hemominas. Em Juiz de Fora, a Hemominas funciona na esquina da Rua Barão de Cataguases com Avenida Rio Branco ao lado do Mergulhão, de segunda a sexta: 7h às 18h e aos sábados, das 7h às 12h.

Critérios para doar sangue

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos: jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização. A partir de 61 anos, o candidato precisa comprovar a realização de pelo menos uma doação anterior;
  • Pesar mais de 50 quilos;
  • Estar alimentado - após almoço, jantar ou refeições mais gordurosas, deve-se aguardar 3h;
  • Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
  • Não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
  • Não ter tido hepatite após os 11 anos;
  • Apresentar CPF e documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.