Ouvindo...

Sedecon oferece curso e suporte psicológico a consumidores superendividados

Os encontros são mensais com participantes que trilham juntos o caminho da educação financeira

O Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon) da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) está com inscrições abertas para o Programa de Assistência aos Superendividados (PAS), que oferece capacitação em educação financeira e suporte para tirar dúvidas de consumidores superendividados.

São encontros mensais com até seis participantes que vão trilham o caminho da educação financeira, com grupo de apoio e atividades para aprender novos conceitos e práticas.

O objetivo é oferecer apoio integral aos consumidores e às famílias que enfrentam dívidas excessivas, muitas vezes decorrentes de práticas comerciais desleais ou de situações de dificuldades financeiras.

Os consumidores atendidos recebem assistência para a renegociação dos débitos, aconselhamento sobre orçamento pessoal e familiar, além de ajuda na elaboração de planos para sair do ciclo do superendividamento.

Metodologia

A coordenadora do projeto, Luciana Santos, explica que a metodologia Diagnosticar, Sonhar, Orçar, Poupar (DSOP) ajuda os consumidores a romper o ciclo para solucionar o problema. “Para a pessoa iniciar uma mudança, ela precisa ter um sonho, um objetivo, o dinheiro precisa ter um objetivo, senão a pessoa não vai fazer a mudança”.

O programa oferece também cinco sessões de terapia financeira, com acompanhamento profissional, com o objetivo de “procurar entender de onde vêm esses hábitos nocivos, que muitas vezes estão ligados ao emocional da pessoa”, explicou Luciana.

Para participar do Programa de Assistência aos Superendividados (PAS), o consumidor pode procurar o Sedecon e se inscrever. O serviço é gratuito.

Conheça o Sedecon

O Sedecon é um serviço oferecido pela Câmara Municipal de Juiz de Fora. Com o objetivo de defender o cidadão, o programa realiza o atendimento da pessoa que se sentir lesada na aquisição de produtos, planos de saúde, habitação, assuntos financeiros e serviços públicos. O atendimento é no Centro Administrativo, à Rua Marechal Deodoro, 722, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.