Ouvindo...

Preso por tiroteio em Rio Pomba descumpriu regras de liberdade provisória

MPMG informou que solicitou revogação do benefício em dezembro, ao confirmar informação divulgada pelo 21º BPM. Dois suspeitos estão presos. Polícia Civil apura o caso.

Pessoas entram em pânico após tiroteio durante Carnaval em Rio Pomba

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) informou nesta quarta (4) que havia solicitado em dezembro de 2024 a revogação do livramento condicional de um dos suspeitos presos por envolvimento no tiroteio que causou a morte de uma jovem e feriu 14 pessoas em Rio Pomba, na Zona da Mata.

De acordo com apuração da Itatiaia, Jalie Fernando Araújo Faria, de 26 anos, cumpre pena por tráfico de drogas na Comarca de Ubá, preso na operação de cerco e bloqueio da Polícia Militar (PMMG) na MGC-265, perto de Ubá. Ele é apontado como suspeito de ter causado a confusão durante uma briga com João Pedro Braz da Cruz de Oliveira Castro, 24.

Na nota, o MPMG esclareceu que o pedido foi fundamentado no descumprimento das condições impostas ao livramento condicional por parte do condenado, que cumpria pena por tráfico de drogas na Comarca de Ubá. Desta forma “o Ministério Público adotou todas as medidas cabíveis para que o regime fechado fosse restabelecido”, diz a nota.

A informação reforça o que foi divulgado em pronunciamento nesta terça (3), pelo o comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Tenente Coronel Erick Leal Lopes. “Nós podemos também reportar que o indivíduo preso já possui diversas passagens pela PM; dentre elas, tráfico, homicídio tentado, inclusive contra policiais militares e ameaça. O indivíduo estava em liberdade provisória e o próprio Ministério Público havia sido reportado em relação ao descumprimento de regras impostas pela Justiça por esse cidadão, para o cancelamento dessa liberdade provisória”.

Leia também

Investigação em andamento

O caso é investigado na Delegacia em Rio Pomba. Segundo a Polícia Civil, as diligências estão em andamento e diversas vítimas já foram ouvidas.

Os dois presos tiveram a prisão em flagrante ratificado e foram encaminhados ao Sistema Prisional onde permanecem à disposição da Justiça.

Veja também:

O corpo de jovem de 25 anos que morreu no tiroteio foi sepultado nesta terça (4) em Ubá.

Os feridos em quadro mais graves foram encaminhados para hospitais em Ubá e em Juiz de Fora. Segundo a Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, a mulher de 35 anos que está internada no Hospital de Pronto Socorro (HPS) com perfuração na clavícula, o quadro é estável e ela segue sob cuidados médicos..

Outros quatro jovens precisaram ser internados no Hospital Santa Izabel, em Ubá. A unidade não divulga informações sobre os pacientes, devido à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Desentendimento entre desafetos pode ser causa de tragédia

O tiroteio foi registrado durante o bloco do Pinico, na madrugada de terça-feira (4), no Centro de Rio Pomba. De acordo com a PM, segundo relatos, a troca de tiros começou após um dos envolvidos sacar um revólver e disparar contra um desafeto, que revidou com uma pistola calibre 9 mm em rajada, atingindo a multidão.

No rastreamento e operação de cerco e bloqueio, a PM interceptou o suspeito em um carro na MG-265, na entrada de Ubá. O motorista de 26 anos foi preso. Com ele, foram apreendidos uma pistola Glock calibre 9mm, dois carregadores e diversas munições. O suspeito, que apresentava um ferimento na mão, permaneceu em silêncio ao ser questionado.

Outro suspeito de 24 anos foi localizado a pé às margens da rodovia, na saída de Rio Pomba, com as características repassadas pelas testemunhas. Ele tentou se identificar com um nome falso, mas após consulta no sistema informatizado, a identidade real foi confirmada.

Por causa da tragédia, a programação do último dia de Carnaval foi cancelada em Rio Pomba. A festa também foi cancelada em Ubá, cidade natal de Luciane dos Santos Marques, e do primo, João Célio Oliveira dos Santos, de 21 anos, que morreu em um acidente de moto ao voltar de Rio Pomba.

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.