Ouvindo...

Rivalidade entre desafetos é apontada como causa de tiroteio em Rio Pomba

Dois foram presos. Uma jovem morreu, 14 ficaram feridos. Festividades foram canceladas.

Vídeos mostram pânico entre foliões

Uma rivalidade entre os envolvidos pode ser a causa do tiroteio e briga generalizada que matou uma jovem e deixou 14 pessoas feridas em Rio Pomba, na Zona da Mata. Estas são as primeiras informações apuradas pela Polícia Militar (PM), divulgadas nesta terça-feira (4).

De acordo com a PM, segundo relatos, a troca de tiros começou após um dos envolvidos sacar um revólver e disparar contra um desafeto, que revidou com uma pistola calibre 9 mm em rajada, atingindo a multidão.

Em nota, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) esclarece que apura, por meio da Promotoria de Justiça de Rio Pomba e em conjunto com as polícias Militar e Civil, as responsabilidades criminais pelos crime e investiga possíveis falhas na segurança do local. O MP recomendou o cancelamento das festividades do último dia de Carnaval, para resguardar a ordem pública e a segurança da população. A medida já foi anunciada pela Prefeitura.

PM prendeu suspeitos

A Polícia Militar iniciou operação de cerco e bloqueio, após receber informações de que um carro fugiu do local em direção à MG-265. O carro foi interceptado na entrada de Ubá. Um homem de 26 anos foi preso. Com ele, foram apreendidos uma pistola Glock calibre 9mm, dois carregadores e diversas munições. O suspeito, que apresentava um ferimento na mão, permaneceu em silêncio ao ser questionado.

Outro suspeito de 24 anos foi localizado a pé às margens da rodovia, na saída de Rio Pomba, com as características repassadas pelas testemunhas. Ele tentou se identificar com um nome falso, mas após consulta no sistema informatizado, a identidade real foi confirmada. Ele foi detido e encaminhado à delegacia para as investigações.

As diligências continuam, caso alguém tenha informações sobre esse crime ou qualquer outra atividade suspeita, pedimos que entre em contato com a Polícia Militar pelo telefone 190 ou através do Disque Denúncia 181. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Carnaval cancelado em Ubá e em Rio Pomba

Por causa da tragédia, a Prefeitura de Rio Pomba anunciou o cancelamento do carnaval em nota nas redes sociais.

“Infelizmente, nosso Carnaval, que sempre foi sinônimo de alegria e celebração, foi marcado por momentos de terror nesta segunda-feira, quando criminosos vindos de outras cidades provocaram um tumulto, resultando na morte de uma pessoa e deixando outras 14 feridas. Esse episódio trágico nos causa profunda dor e consternação como comunidade. Diante dessa situação, as festividades programadas para esta terça-feira estão canceladas em respeito às vítimas e seus familiares”.

A Prefeitura de Ubá publicou uma nota, nesta terça-feira (4), cancelando o carnaval, devido a duas mortes de jovens ubaenses: a jovem de 25 anos, em Rio Pomba, e outro óbito de uma pessoa, que não foi destalhado pelo Executivo Municipal. Segundo a nota, a prefeitura expressou sentimentos aos familiares e amigos das vítimas.

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.