Ouvindo...

‘Lei Thiago Ramon’ aumenta rigor para conservação de marquises em JF

Mensagem aprovada na Câmara recebeu nome de músico que morreu após o desabamento de uma marquise em 2024

Reprodução/Redes Sociais

Foi aprovada pela Câmara Municipal a lei que estabelece regras mais rigorosas para a manutenção e conservação de fachadas e marquises em edificações em Juiz de Fora.

A norma homenageia o professor e músico que morreu ao ser atingido pela queda de uma marquise no Centro, em novembro de 2024.

Assim que sancionada, a Administração Municipal deverá regulamentar os procedimentos de fiscalização e garantir a execução da lei.

Exigências

A nova legislação torna obrigatória a inspeção periódica das marquises por profissionais ou empresas habilitadas, com apresentação de laudos técnicos à instituição municipal responsável pela fiscalização urbana.

Entre as exigências, está a inclusão de relatórios fotográficos que mostram o atual estado de conservação da estrutura.

Os proprietários, síndicos ou responsáveis legais pelos imóveis passam a responder pela execução das medidas necessárias para a segurança das marquises, incluindo manutenção, recuperação e, se necessário, demolição.

O descumprimento das obrigações previstas resultará em multas severas, podendo levar à interdição do imóvel.

O projeto foi encaminhado pelo Executivo e recebeu um substitutivo assinado pela Comissão de Urbanismo. O objetivo é aprimorar a redação da Mensagem do Executivo, corrigindo termos técnicos e maior clareza na definição dos elementos abordados.

Leia também

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.