Foi aprovada pela Câmara Municipal a lei que estabelece regras mais rigorosas para a manutenção e conservação de fachadas e marquises em edificações em Juiz de Fora.
A norma homenageia
Assim que sancionada, a Administração Municipal deverá regulamentar os procedimentos de fiscalização e garantir a execução da lei.
Exigências
A nova legislação torna obrigatória a inspeção periódica das marquises por profissionais ou empresas habilitadas, com apresentação de laudos técnicos à instituição municipal responsável pela fiscalização urbana.
Entre as exigências, está a inclusão de relatórios fotográficos que mostram o atual estado de conservação da estrutura.
Os proprietários, síndicos ou responsáveis legais pelos imóveis passam a responder pela execução das medidas necessárias para a segurança das marquises, incluindo manutenção, recuperação e, se necessário, demolição.
O descumprimento das obrigações previstas resultará em multas severas, podendo levar à interdição do imóvel.
O projeto foi encaminhado pelo Executivo e recebeu um substitutivo assinado pela Comissão de Urbanismo. O objetivo é aprimorar a redação da Mensagem do Executivo, corrigindo termos técnicos e maior clareza na definição dos elementos abordados.
Leia também
‘Foi muito rápido. Não deu para fazer nada’, diz testemunha de desabamento de marquise em Juiz de Fora Prefeitura encaminha projeto de lei mais atualizado sobre regulamentação de marquises em Juiz de Fora Após regulamentação de lei, Prefeitura intensifica fiscalização de marquises no Centro de Juiz de Fora Prefeitura deve enviar à Câmara novo projeto de lei sobre conservação de marquises em Juiz de Fora