Ouvindo...

Prefeitura divulga nota sobre confusão entre PM e bloco em JF

Organizadora do Bloco da Benemérita, MC Xuxu foi liberada na Delegacia e diz que fará pronunciamento em breve. PM alega que houve irregularidades no fim do evento e equipes foram atacadas por foliões

Foliões se sentiram mal durante confusão no fim do Bloco da Benemérita em Juiz de Fora

A Prefeitura de Juiz de Fora divulgou nota “deplorando o uso desnecessário da violência” no Bloco da Benemérita, que faz parte da programação oficial do Carnaval 2025. Os organizadores, que foram detidos pela Polícia Militar (PM), já foram liberados da Delegacia da Polícia Civil.

Como a Itatiaia informou, houve confusão no final do bloco, que reuniu na maioria pessoas negras e LGBTQIAPN+, na Praça Antônio Carlos, no Centro. Vídeos que circulam nas redes sociais e já compartilhado por movimentos sociais denunciam a truculência da polícia militar no dispersar do bloco.

A PM alega que houve incitação das organizadoras contra os policiais, apedrejamento de ônibus e irregularidades

Posicionamento da Prefeitura

Segundo a nota publicada nas redes sociais, o fato aconteceu nos 10 minutos finais da festividade e que foliões e famílias, incluindo crianças, precisaram procurar serviços de saúde. A nota, no entanto, não informou quantas pessoas buscaram esses serviços.

No texto, o Executivo Municipal ainda informa que conta com as forças de segurança para promover a paz social e garantir que todos os eventos programados de forma conjunta com a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo Bombeiros possam ter continuidade, com tranquilidade e alegria, como é direito do povo de Juiz de Fora.

Confusão na dispersão

Vídeos que circulam nas redes sociais - e compartilhado por movimentos sociais - denunciam truculência policial no dispersar do bloco. O fato ainda terminou com a prisão das duas organizadoras, que são duas pessoas trans, uma delas, MC Xuxu, artista conhecida na cidade.

MC Xuxu foi liberada por volta de 2h deste domingo, conforme publicação nas redes sociais dela. No perfil que acumula quase 100 mil seguidores, ela disse que está bem e que iria se posicionar mais tarde.

Posicionamento da Polícia Militar

Em entrevista à Itatiaia, a Major Layla Brunella, da PM, afirmou que a intervenção militar aconteceu após um ônibus da cidade ser apedrejado e os populares atacarem os policiais. “Houve uma mudança no perfil do que seria um bloco de Carnaval e iniciaram-se ali músicas de baile funk, a venda de bebida para menores e o uso de drogas”, explicou a porta-voz da PM.

Conforme a corporação, um ônibus coletivo foi apedrejado no local, com o para-brisa frontal quebrado.

Em relação à prisão da organizadora, a PM informou que ela incitou os frequentadores contra a Polícia Militar e passou a puxar vaias contra a atuação policial, colocando em risco a integridade dos militares. A incitação foi filmada e está em posse dos policiais.

Várias viaturas precisaram ser mobilizadas. A organizadora foi presa por incitação à violência, resistiu à prisão e precisou ser algemada. A outra organizadora empurrou um policial e precisou ser contida. Ela foi encaminhada para o HPS, onde precisou levar cinco pontos na região da cabeça.

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.