A Força Estadual do SUS está neste início de semana na Superintendência Regional de Juiz de Fora. A ação realizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), tem o objetivo de preparar a rede assistencial para o manejo clínico adequado das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya e febre amarela. O evento ocorre na sede da Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora nesta segunda (24) e terça-feira (25).
O Superintendente Regional de Saúde de Juiz de Fora, Rodrigo Mattos, explica que profissionais de saúde das 37 cidades que fazem parte da superintendência participam do evento.
“Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem dos 37 municípios da abrangência da regional de Juiz de Fora. E a importância é preparar a equipe da assistência para manejar corretamente os casos suspeitos de arbovirose, evitando assim o agravamento da doença e também a gente diminuir ou então zerar o número de óbitos na região de Juiz de Fora”.
Segundo Rodrigo Mattos, cidades da região apresentam aumento de números de casos dessas arboviroses.
Até o momento, o território de abrangência regional de Juiz de Fora, comparado com 2024, notamos uma incidência menor de casos, porém já estamos percebendo tendências de aumento deste índice em alguns municípios, com alta ou muita alta incidência, Ressaltando que estamos num período sazonal das arboviroses, que vai de dezembro a maio, e por isso atenção maior deve ser dada a fatores que favorecem a proliferação. O nosso objetivo é evitar casos do ano passado, nós tivemos a maior epidemia de dengue de Minas Gerais em 2024, e a nossa região não foi diferente”.
O Superintendente Regional de Saúde de Juiz de Fora convoca a população a contribuir no combate ao Aedes aegypiti e outros vetores de arboviroses “A gente conta com todos para fazer a diferença, para eliminar água parada, manter caixa d'água tampada, colocar telas nos ralos de águas de chuva, secar pneus, limpar calhas, escovar os pratos e trocar água dos pets uma vez por semana, manter piscinas limpas e com água tratada”.
Dados da Regional de Juiz de Fora
Segundo o Painel de Monitoramento de Arboviroses da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), na Regional de Juiz de Fora foram registrados até esta segunda (24):
- dengue: 415 casos confirmados, 864 casos prováveis, nenhuma morte;
- chikungunya: 16 casos confirmados, 18 casos prováveis, nenhuma morte;
- zika: nenhum caso
Conforme a taxa de incidência de casos de dengue por 100 mil habitantes, as cidades da Regional Juiz de Fora estão classificadas da seguinte forma, segundo o Painel:
- muito alta: Matias Barbosa, São João Nepomuceno, Descoberto, Maripá de Minas, Senador Cortes;
- alta: Coronel Pacheco e Guarará;
- média: Piau e Goianá.
- baixa: os demais municípios da região, incluindo Juiz de Fora.