Ouvindo...

Carnaval 2025: veterinária orienta como cães podem curtir blocos e eventos em segurança

Cuidados com a fantasia, com o calor e com as patinhas devem ser observados pelos tutores

O Carnaval é para todos, inclusive os animais de estimação. A programação da folia em 2025 em Juiz de Fora terá, neste domingo (23), o Blocão JF na Praça do Bom Pastor às 10h. Em espaços particulares pet friendly, eles também são aceitos. E para a alegria ser completa, os tutores devem estar atentos para a folia ser divertida para o animal.

De acordo com o 5º Distrito de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste sábado (22), a máxima deve chegar aos 30ºC e a mínima, 20ºC. No domingo, a mínima se mantém e a máxima deve ser 29ºC.

A médica veterinária Ingrid Estevam Pereira ressalta que nem todo cachorro tem perfil de folião e os tutores não devem forçar a presença dele em um local que pode ser desconfortável. E se perceber comportamento de medo em cães que não são assustados, o melhor é deixar o local.

No caso dos cachorros que gostam da festa, o tutor não vai resistir à tentação de levá-lo a caráter. A médica veterinária elenca cuidados ao escolher a fantasia e a atenção redobradas aos produtos que podem fazer mal.

A atenção à temperatura ambiente deve ser constante, assim como a oferta de hidratação, reitera Ingrid Estevam Pereira. “Estamos em onda de calor. Então, estar em locais quentes, úmidos, aglomerados, pode causar um aumento da temperatura corporal grave que pode até mesmo ser fatal para o cão. Leve a garrafinha de água gelada, congelada e ofereça a todo momento para o seu cão”.

Ouça a matéria com Joubertt Telles

Leia sobre Carnaval 2025

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.