Ouvindo...

Aberto edital para concessão do Centro de Vivência da UFJF

Segundo a instituição, a iniciativa busca selecionar empresa para serviços de alimentação no campus Juiz de Fora

Centro de Vivência deverá funcionar como restaurante e lanchonete

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou o edital para a concessão onerosa do espaço gastronômico, no Centro de Vivência da instituição, no campus-sede.

A iniciativa busca selecionar empresa especializada em serviços de alimentação para instalar e administrar restaurante e lanchonete no local, com o oferecimento de refeições e lanches tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público externo que circula pelo campus.

O contrato terá vigência inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por até 10 anos, e prevê a exploração de uma área de 171,92 m². Segundo a UFJF, o valor mensal para a concessão é de mais de R$5.700, totalizando R$ 69.594,27 ao ano. O contrato prevê descontos temporários no aluguel de 70% durante os recessos acadêmicos (janeiro, fevereiro e julho) e de 90% em caso de greve com duração superior a 15 dias.

O início do funcionamento dependerá da conclusão das obras de adequação e será autorizado por meio de Ordem de Serviço emitida pela UFJF. O edital define como horário de funcionamento obrigatório:

  • De segunda a sexta-feira: das 9h às 17h, com almoço servido entre 11h e 15h;
  • Aos finais de semana e feriados: das 9h às 15h, com almoço entre 12h e 14h.

Critérios para participação

Podem participar empresas do ramo de alimentação que estejam previamente cadastradas no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF) e no Sistema de Compras do Governo Federal (ComprasNet). O edital proíbe a participação de organizações com pendências legais ou condenações por práticas de trabalho infantil e análogo à escravidão, além de empresas com vínculos diretos com dirigentes da UFJF ou impedimentos previstos em lei.

Serviços que devem ser oferecidos

Antes do início das atividades, a concessionária deverá realizar adequações no espaço, conforme o projeto elaborado pela Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra). O contrato também exige a comercialização de uma cesta mínima de produtos, composta por refeições completas, incluindo opções vegetarianas, além de lanches e bebidas.

Além da garantia da qualidade do alimento, a concessionária deverá seguir práticas de sustentabilidade, como a correta destinação do óleo de cozinha, a separação de resíduos recicláveis e o uso racional de água e energia.

Leia também

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.