Ouvindo...

“Os gastos são altos”: juiz-foranos não conseguem fechar mês com o salário

A Itatiaia foi às ruas ouvir dos trabalhadores sobre o controle das finanças

Mais da metade (54%) dos trabalhadores brasileiros, com carteira assinada ou como Pessoa Jurídica, não conseguem chegar ao fim do mês com o salário disponível, segundo uma pesquisa realizada pela Serasa Experian.

O dado representa melhora em relação a 2024, quando 62% enfrentavam dificuldades para manter o salário em conta. Além disso, também foi apontado que o número de trabalhadores que conseguem manter o salário durante todo o mês subiu de 38% para 46% em 12 meses.

Mesmo assim, apenas dois em cada 10 entrevistados afirmam ter total controle sobre as finanças. A pesquisa foi realizada entre maio e junho de 2025, com 1.029 entrevistas com funcionários de empresas públicas e privadas, nos regimes CLT e/ou PJ.

A Itatiaia foi às ruas para ouvir do trabalhador e da trabalhadora de Juiz de Fora sobre essa questão. Confira.

Leia também

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.