Ouvindo...

Altas temperaturas: especialista alerta para cuidados redobrados com os idosos durante o calor excessivo

Desidratação e queda da pressão arterial são as principais preocupações com a saúde

As altas temperaturas estão tomando conta de Juiz de Fora e região nesses últimos dias, com os termômetros batendo recordes.

Muitos estão fazendo o que podem para amenizar as ondas de calor, buscando estratégias como os banhos gelados, sorvetes, água, roupas leves, chapéus, entre outras.

Por causa desse período, a preocupação com a saúde é essencial em tempos de temperaturas mais elevadas, principalmente com os idosos.

A Itatiaia conversou com a médica geriatra do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, (Ebserh), Eliane Baião, sobre a importância de cuidar dos idosos.

“Eles têm mais dificuldade em trocar calor com o ambiente, o que pode elevar a temperatura corporal e causar hipertermia, um risco em dias quentes. Além disso, a desidratação, comum nessa época, pode gerar sintomas como boca seca, tontura e mal-estar. Outro ponto de atenção é o risco de câncer de pele devido à exposição ao sol, tornando essencial, a proteção da pele”, destaca.

A profissional destaca o cuidado que essa faixa etária deve ter com a pressão arterial para quem faz tratamento. Se o idoso ou a idosa apresentar algum sintoma, deve procurar orientação médica.

“Devemos incentivar a hidratação com água, sucos leves, chás frios e água de coco, evitando álcool, cafeína e bebidas açucaradas, que aumentam o risco de desidratação. Frutas ricas em água, como melancia, melão e laranja, além de legumes como pepino e abobrinha, também ajudam. É recomendável optar por refeições leves e balanceadas, evitando alimentos gordurosos e muito açucarados.”

Segundo Eliane, a saúde do idoso precisa de uma atenção maior neste período para evitar qualquer complicação.

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.