As
Muitos estão fazendo o que podem para amenizar as ondas de calor, buscando
Por causa desse período, a preocupação com a saúde é essencial em tempos de temperaturas mais elevadas, principalmente com os idosos.
A Itatiaia conversou com a médica geriatra do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, (Ebserh), Eliane Baião, sobre a importância de cuidar dos idosos.
“Eles têm mais dificuldade em trocar calor com o ambiente, o que pode elevar a temperatura corporal e causar hipertermia, um risco em dias quentes. Além disso, a desidratação, comum nessa época, pode gerar sintomas como boca seca, tontura e mal-estar. Outro ponto de atenção é o risco de câncer de pele devido à exposição ao sol, tornando essencial, a proteção da pele”, destaca.
A profissional destaca o cuidado que essa faixa etária deve ter com a pressão arterial para quem faz tratamento. Se o idoso ou a idosa apresentar algum sintoma, deve procurar orientação médica.
“Devemos incentivar a hidratação com água, sucos leves, chás frios e água de coco, evitando álcool, cafeína e bebidas açucaradas, que aumentam o risco de desidratação. Frutas ricas em água, como melancia, melão e laranja, além de legumes como pepino e abobrinha, também ajudam. É recomendável optar por refeições leves e balanceadas, evitando alimentos gordurosos e muito açucarados.”
Segundo Eliane, a saúde do idoso precisa de uma atenção maior neste período para evitar qualquer complicação.