A Defesa Civil de Juiz de Fora emitiu alerta de onda de calor, com previsão de se manter até domingo (23). Nesta segunda (17), as temperaturas chegaram a 36,2ºC, a maior marca do mês de fevereiro e muito acima da média histórica, que seria de 28ºC, a umidade relativa do ar ficou em 37%.
Na terça (18), a média do dia ficará em torno 32,6°C, com máxima de 35° C e mínima de 30º C. Há chances de outras temperaturas recordes durante a semana. (Confira abaixo a previsão para os próximos dias).
A Defesa Civil explicou que as ondas de calor são caracterizadas por períodos com registros de temperaturas 5ºC acima do esperado para o mês. No caso de Juiz de Fora, temperaturas acima de 28ºC por mais de três dias seguidos são consideradas ondas de calor.
No momento, o ar seco que cerca desde a Bahia até o estado de São Paulo formou um bloqueio atmosférico impedindo a chegada das chuvas e da frente fria que está estacionada no Sul do Brasil à Região Sudeste. Pela previsão, o calor em todo o Sudeste será predominante até o fim do mês de fevereiro. O regime de chuvas para Minas Gerais está baixo, sendo classificado como uma situação anômala em relação aos outros anos.
Cuidados no calor
Nestes dias quentes, a população deve ter cuidados redobrados para evitar desidratação e insolação, principalmente com crianças, idosos e animais de estimação. É necessário reforçar a hidratação diária; evitar exercícios físicos intensos ao ar livre; não ficar no sol entre 10h e 16h; e usar o filtro solar.
Para os foliões que vão curtir o Carnaval, também é indicado vestir fantasias com tecidos leves; utilizar chapéus, bonés ou viseiras para proteger a cabeça do sol; e descansar em áreas de sombra.
Confira as previsões para os próximos dias:
- Quarta-feira (19): média de 31ºC, máxima 36ºC e mínima de 29ºC;
- Quinta-feira (20): média de 31°C, máxima 36ºC e mínima de 29ºC;
- Sexta-feira (21): média 30,7°C, máxima 34ºC e mínima 28ºC;
- Sábado (22): média 30,3ºC, máxima 34ºC, mínima 28ºC;
- Domingo (23): média: 29,9ºC, máxima 35ºC, e mínima 28ºC.