A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) alerta os consumidores sobre e-mails falsos que estão sendo enviados em nome da instituição, convocando para audiência de averiguação de práticas irregulares no mercado de consumo.
Segundo a agência, no corpo do e-mail, há um link que pode conter vírus, causar danos ao dispositivo ou à rede do usuário, além de ter acesso a dados privados.
Sobre o caso, uma consumidora relatou que recebeu o falso e-mail de domínio procon.unidade@jqkok.oreimail.com com assunto: “Notificação: Audiência Relacionada ao Procedimento Investigatório”, e em seguida, acionou o Procon.
O órgão reforça que não envia e-mails desse tipo para a população. O e-mail oficial do Procon é: procon@pjf.mg.gov.br.
Em casos de dúvidas ou denúncias, a população deve entrar em contato pelos números: (32) 3690-7610 ou 3690-7611, WhatsApp: (32) 98463-2687, ou presencialmente na Avenida Itamar Franco, 992, Centro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Orientações de segurança
Nesses casos, a orientação é nunca abrir os arquivos anexados à mensagem ou aos links inseridos em texto. A atitude recomendada é deletar a mensagem.
Também é recomendado que os consumidores não acessem e-mails suspeitos, não cliquem em links nem abram anexos desconhecidos e não forneçam informações em sites não confiáveis.