No mês de janeiro, é realizada a campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo discutir e valorizar os cuidados com a saúde mental e emocional. Este ano, o tema escolhido é: “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”
A campanha é feita no primeiro mês do ano por estar associado a novos recomeços, reflexões e projetos para o futuro. Além disso, busca conscientizar sobre a importância de prevenir doenças relacionadas ao estresse, ansiedade, depressão e pânico.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil lidera o ranking mundial de transtornos de ansiedade, com 9,3% da população afetada – cerca de 18 milhões de pessoas. Esses dados reforçam a necessidade de um olhar mais atento à saúde mental.
A psicanalista Valéria Wanda da Silva Fonseca, em entrevista à Itatiaia, destacou que os problemas mentais não surgem repentinamente. “O sofrimento é prolongado, mesmo quando desencadeado por eventos traumáticos ou conflitos atuais. Muitas vezes, ele tem raízes na infância, influenciado por questões familiares ou por uma maior sensibilidade à realidade. Esses fatores podem comprometer a vida escolar, familiar, profissional, e até as relações amorosas”, explica.
Ouça a íntegra da participação da psicanalista no Itatiaia Entrevista.