Páginas falsas de login do Gmail têm sido usadas por
As páginas apresentam um falso campo de segurança reCAPTCHA, para parecerem legítimas. Segundo Fuchs, a imitação é perfeita em todos os aspectos, menos no endereço (URL). Ainda assim, muitos não prestam atenção e inserem os dados na página ilegítima para tentar logar na conta.
Fuchs diz que o clone é um espelho do site real da empresa. “O endereço de e-mail já vem preenchido e a página de login e o plano de fundo são os tradicionais, o que o torna incrivelmente convincente.”
A fraude pode ter sido criada pela empresa de “phishing como serviço” SPAM-EGY, que utiliza táticas, técnicas e procedimentos para direcionar vítimas para um site de
O pesquisador explica que isso é uma evolução desse tipo de ataque e pode ser realizada por outro grupo. “É incrivelmente inteligente, pois apresenta a página de login que o usuário está acostumado a ver”, destaca.
Segundo ele, um usuário atento verá que o endereço não corresponde à página verdadeira. “Na corrida para enganar os usuários, esta é uma das campanhas mais eficazes que já vimos”, aponta. Para quem quer se proteger, ele recomenda passar o cursor do mouse sobre os links para confirmar se eles realmente são da instituição a que dizem pertencer.