O
A novidade é impulsionada pelo modelo Lyria 3, sistema de inteligência artificial desenvolvido para a criação musical e integrado à plataforma. Segundo a empresa, será possível gerar músicas de até 30 segundos em oito idiomas: português, inglês, alemão, espanhol, francês, hindi, japonês e coreano.
De acordo com o Google, o recurso já está disponível em versão beta para todos os usuários no desktop. A liberação no aplicativo do Gemini deve ocorrer nos próximos dias. Assinantes dos planos Google AI Plus, Pro e Ultra terão direito a um número maior de solicitações.
Em comunicado, a empresa explicou como a ferramenta funciona na prática. “O Lyria 3, o mais recente modelo de música generativa do Google, está sendo lançado em versão beta no Gemini. Basta descrever uma ideia ou enviar uma foto, como ‘um slow jam engraçado de R&B sobre uma meia encontrando seu par’, e, em questão de segundos, o Gemini transforma isso em uma faixa de alta qualidade”.
Outro ponto destacado pela companhia é que a IA pode utilizar informações compartilhadas anteriormente pelo usuário em interações com o Gemini para personalizar as criações musicais, tornando o resultado mais alinhado ao estilo e às preferências de cada pessoa.
O Google informou que todas as músicas geradas contam com o SynthID, uma marca d’água digital imperceptível que identifica conteúdos criados por inteligência artificial da empresa.
Além disso, a gigante de tecnologia anunciou uma ferramenta complementar que permite carregar um arquivo de áudio no Gemini para verificar se ele foi produzido por IA.