Nasa registra imagem inédita de ‘versão jovem’ do Sol expelindo bolhas gigantes

Estrela mais jovem que o Sol está passando pelo mesmo processo que o astro passou há bilhões de anos

Estrela chama-se HD 61005 e está localizada a cerca de 120 anos-luz da Terra

A Agência Espacial Americana (Nasa) flagrou pela primeira vez uma versão muito mais jovem do Sol, expelindo bolhas na galáxia. O registro foi feito por astrônomos que utilizaram o Observatório de Raios X Chandra da instituição.

A imagem é a primeira de uma astrosfera, bolha que envolve totalmente a estrela jovem. Ela mostra uma emissão ligeiramente estendida, em vez de um único ponto de luz como observado em outros astros semelhantes.

A estrela chama-se HD 61005 e está localizada a cerca de 120 anos-luz da Terra. O corpo celeste tem aproximadamente a mesma massa e temperatura do Sol, mas é muito mais jovem, segundo a Nasa.

Leia também

A HD 61005 tem cerca de 100 milhões de anos, enquanto o Sol tem aproximadamente 6 bilhões de anos. Por ser tão jovem, a estrela tem um vento de partículas muito mais forte emanando de sua superfície, que viaja cerca de 3 vezes mais rápido e é cerca de 25 vezes mais denso que o vento solar. Isso amplifica o processo de formação de bolhas na astrosfera e imita o comportamento do nosso Sol há bilhões de anos.

Os astrônomos apelidaram o sistema estelar HD 61005 de “Mariposa” devido à grande quantidade de poeira que o circunda. A imagem feita pelos cientistas mostra um padrão semelhante ao das asas do inseto quando observado por telescópios infravermelhos.

HD 61005 não é visível da Terra a olho nu, mas está perto o suficiente para que observadores do céu possam vê-lo com binóculos.

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.

Ouvindo...