Ouvindo...

Podcast debate consequências e reações à decisão de Trump de taxar importados

Presidente dos EUA tem provocado temor de inflação global com anúncios para proteger indústria americana

Depois da polêmica sobre a deportação em massa de imigrantes ilegais, a discussão mundial envolvendo os Estados Unidos mira a imposição de taxas para entrada de produtos vindos de outros países.

O Brasil será um dos países afetados pela decisão de Donald Trump, já que entre as novas tarifas está a que penaliza em 25% a importação de aço e alumínio. O Brasil é o segundo maior fornecedor destes produtos.

Para se ter uma ideia, os Estados Unidos foram destino de 47,9% das exportações de aço e ferro do Brasil em 2024. O segundo maior comprador do Brasil é a China, que correspondeu a 10,7% das exportações.

Qual o motivo das taxações?

A taxação imposta por Trump tem como principal objetivo proteger a indústria americana da concorrência internacional.

Para falar sobre o impacto das taxas e as possíveis reações dos países afetados pelo governo Trump, o Palavra Aberta conversa com o professor do Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas, Javier Vadell, coordenador da Especialização em China Contemporânea da universidade e doutor em Ciências Sociais.

Além do professor, o vice-presidente do Conselho Empresarial de Mineração e Siderurgia da Associação Comercial de Minas, Rowan Pedro de Araújo, também participa do debate.

Leia também

Sobre o podcast

O podcast Palavra Aberta vai ao ar todos os sábados, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios anteriores nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais