Ouvindo...

Dia Mundial do Chocolate: surpreenda os sentidos com novas formas de se consumir o produto

Da harmonização com vinho às sugestões que combinam o tradicional com o surpreendente, conheça opções que podem despertar o paladar

Dia Mundial do Chocolate; veja formas de consumir

Muita gente não consegue ficar sem chocolate! Neste 7 de julho, lembrado como Dia Mundial do Cholocate, não faltam receitas dedicadas à guloseima.

Há inúmeros tipos de chocolate: os que possuem alto teor de cacau na composição podem ser uma alternativa mais saudável de se consumir o produto. Por passar por menos etapas de processamento, os chocolates amargos preservam polifenóis, fibras, minerais (magnésio, cobre, potássio, ferro) e menos açúcar. Estudos indicam que este tipo de composição melhora a saúde cardiovascular, reduz o risco de hipertensão, diminui a fissura pelo cigarro, melhora o fluxo sanguíneo, controla colesterol e insulina, e aumenta o bem-estar.

Muitas formas de se apreciar

A versão cremosa, para beber, da iguaria é uma das preferidas pelo público. Especialmente durante os dias frios, como os que atingem Belo Horizonte desde o início do inverno, o chocolate quente aparece como ótima opção para se aquecer, enquanto adoça o paladar.

Outras formas de se consumir chocolate podem surpreender quando o produto é combinado com ingredientes além do comum. Além do consumo tradicional, existem oportunidades para novas experiências gastronômicas quando o doce é harmonizado com azeites especiais, vinhos, cafés ou cervejas artesanais.

Os diferentes formatos e combinações são uma oportunidade para surpreender o paladar, assim como técnicas de pâtisserie, ingredientes de terroir e harmonizações e combinações com bebidas de alta qualidade.

Leia também

Em BH, há diversas opções para levar a experiência do chocolate a outro nível! Confira opções disponíveis no Diamond Mall:

  • Dengo: Celebra os sabores brasileiros transformando cacau de origem em chocolates únicos. Destaques: Quebra-Quebra Crocante 70% cacau (com café encorpado ou vinho do Porto) e Quebra-Quebra de Cupuaçu (com espumantes brut).
  • Fofíssimo: Novidade no shopping, oferece receitas criativas. Exemplos: hot chocolate bombs (ursinho de chocolate com avelã e leite quente) e cremosão de chocolate (para comer de colher, ideal com croissant). Também harmoniza o cake de chocolate belga com cervejas IPA.
  • Isabela Akkari: Confeitaria artesanal de alto padrão com criações sofisticadas e afetivas. Destaques: chocolate meio amargo com frutas vermelhas (com azeite extravirgem) e petits cenoura ou chocolate branco (com espumantes brut rosé).
  • Kopenhagen: Quase 100 anos de história e inovação. Sugestões: cappuccino Língua de Gato (com bolo de chocolate amargo ou vinho tinto suave) e Café Canelinha (com bombons intensos). Linha Soul Good para opções sem açúcar.
  • Lindt: Sinônimo de qualidade e tradição suíça. Indicações: tabletes Excellence (com vinhos tintos de guarda) e bombons Lindor (com café espresso ou vinhos doces). Chocolate ao leite com avelã combina com cerveja bock.
  • Cacau Mega Show: Uma experiência completa para chocólatras. Opções autorais: trufaccino (milk-shake de café com chocolate) e trufas recheadas (com vinhos fortificados como o Porto Ruby). Sugere harmonizações com azeites aromatizados, como trufa grancherie cereja com azeite de manjericão.
Amanda Alves é graduada, especialista e mestre em artes visuais pela UEMG e atua como consultora na área. Atualmente, cursa Jornalismo e escreve sobre Cultura e Indústria no portal da Itatiaia. Apaixonada por cultura pop, fotografia e cinema, Amanda é mãe do Joaquim.