Ouvindo...

Ketchup de goiabada: seria a versão mineira do molho? Confira a receita!

Com um toque ainda mais agridoce, o molho fica perfeito para acompanhar de petiscos simples até pratos elaborados, como hambúrgueres

A origem do ketchup - hoje, um molho universalmente conhecido e consumido - certamente não é brasileira, muito menos mineira. Mas, quando o assunto é comida, nós, mineiros, sempre damos um jeitinho de deixar tudo mais com a nossa cara… e, claro, mais saboroso. E com o ketchup não seria diferente! Por isso, a receita de hoje leva um dos ingredientes mais tradicionais da nossa culinária: a goiabada. Sim, vou te ensinar a fazer um ketchup de goiabada!

O preparo é fácil: primeiro, derreta a goiabada cascão no fogo baixo. Depois, adicione o ketchup de sua preferência, vinagre, molho shoyu, sal e pimenta-do-reino. Mexa bem até ficar homogêneo e pronto! Um molho fácil, diferente e delicioso.

Ele é o acompanhamento perfeito para tábua de frios, pães de queijo, torradinhas ou até para dar um toque especial em hambúrgueres artesanais. Resumindo: é o molho ideal quando você quer fugir da obviedade do ketchup tradicional e trazer um pitada de mineiridade para a comida!

Confira a lista de ingredientes completa abaixo e o modo de preparo no YouTube da ItatiaiaPop.

Leia também

Clara Senra é jornalista gastronômica desde 2011 e já aqueceu as panelas para mostrar o que há de melhor na cozinha mineira aqui na Itatiaia. Nossos encontros são às quartas-feiras e sextas-feiras, com histórias de famílias que fazem história na cozinha e também com receitas fáceis, com a cara de Minas Gerais.