Um sabor de sorvete desenvolvido pela mineira Stella Coelho, que é engenheira de alimentos, está na grande final nacional do concurso “World Masters Gelato Festival”, que acontece nesta quarta-feira (23) em São Paulo. A única representante de Minas Gerais administra a H2LIFE, que fica em Lavras, no Sul do estado, juntamente com o companheiro, Daniel Damas, que é economista.
O sabor que disputa o campeonato chama-se “Briga da Sogra”. Trata-se de um gelato de pudim com caramelo de café e casquinha de laranja. O sorvete disputa contra outros seis uma das duas vagas que vão representar o Brasil no mundial da Itália no ano que vem. As etapas classificatórias foram realizadas em 2023 e 2024 e selecionaram os 15 melhores gelatos do país, entre mais de 70 inscritos.
Origem do nome e do sabor do sorvete
Daniel conta que o nome “Briga da Sogra” e o sabor do sorvete foram inspirados em um “causo” verdadeiro. A ideia veio de um desentendimento entre os sogros dele, pais de Stella.
O pai da mestre gelatiere da H2LIFE gosta muito de uma sobremesa que é uma mistura de três doces: pudim, doce de leite e doce de laranja. Daí vem a origem do sabor.
Já o nome foi inspirado em uma discussão que impacta até hoje a família de Stella e aconteceu justamente por causa da sobremesa. “Ele (o pai de Stella) foi para a roça pegar o leite, no caminho parou no boteco, bebeu umas e outras, foi jogar sinuca, chegou em casa tarde da noite”, conta Daniel. O leite seria usado para fazer a sobremesa, mas como o pai de Stella chegou tarde, a mãe desistiu de fazer o doce.
O pai da mestre gelatiere se revoltou com a recusa da esposa. “Meu sogro apelou e jogou o leite fora. Aí minha sogra falou assim: ‘nunca mais faço para você. Eu posso fazer o doce de laranja, posso fazer o doce de leite e posso fazer o pudim, mas os três juntos para você eu nunca mais faço’”, relata o economista.
Segundo Daniel, a sogra realmente nunca mais fez o doce, que segue sendo lembrado depois de mais de 30 anos. “Eu não sou casado ‘no papel’ com a Stella. A gente já mora junto há 5 anos, mas a gente não é casado. Eu falei para a minha sogra, que é muito religiosa, que eu só caso quando ela fizer a sobremesa de novo. Estamos também até hoje sem casar”, brinca.
Processo de desenvolvimento do ‘Briga de Sogra’
Além da dificuldade de combinar três sobremesas em um único sorvete, Stella também enfrentou outros desafios. “A nossa gelaterianão usa nenhum tipo de aditivo, saborizante, nem corante para nenhum sorvete que a gente faz. Então, são sorvetes genuinamente naturais”, detalha Daniel.
Foi preciso equilibrar a base láctea do sorvete com o caramelo de café e ainda com a casquinha de laranja. “Fizemos nossa base láctea com os ovos, para dar aquele gosto contrastante do caramelo do amargo do café com o pudim, e para finalizar, a gente fez uma casquinha saborizada com laranja da terra e um praliné de raspa de casca de laranja que deu uma combinação surpreendente e muito gostosa”, descreve o economista.
O sabor está disponível na H2LIFE, em Lavras, na rua Barão do Rio Branco, e "é um dos que mais saem”. Desde 2024 é possível provar o “Briga da Sogra” no local.