Lamb Weston, principal fornecedora de batatas fritas para o McDonald’s, está enfrentando dificuldades devido à redução no consumo nos restaurantes da rede de fast food. Embora a queda nas vendas líquidas tenha sido modesta, com um recuo de apenas 1% no último trimestre em comparação ao mesmo período do ano anterior, ela é preocupante. O portal Newsweek destacou que a diminuição na circulação de clientes nos restaurantes está impactando a demanda por batatas congeladas, e a empresa prevê que essa tendência persistirá pelo resto de 2025.
O portal Newsweek apontou que o consumo e a circulação de clientes nos restaurantes, e por consequência, a demanda por batatas congeladas, estão mais escassos e a empresa acredita que permanecerão fracos durante o restante do ano de 2025.
Na tentativa de combater o problema, a Lamb Weston anunciou um plano de reestruturação que incluiu o fechamento de uma das suas antigas fábricas de produção em Connell, Washington, correspondendo a 4% da sua força de trabalho.
Em um comunicado à imprensa no início de outubro, Tom Werner, presidente da empresa, reconheceu uma melhora nos resultados financeiros, mas enfatizou que o ambiente geral permanece complicado.
O McDonald’s responde por 13% do total de vendas da Lamb Weston’s. A rede de restaurantes buscou como alternativa para aumentar as vendas a oferta de combos menores e mais baratos. No entanto, a melhoria não foi suficiente para fazer aumentar o volume geral de vendas de batatas fritas.
“É importante observar que muitos desses acordos promocionais de refeições fazem com que os clientes troquem uma batata frita média por uma batata frita pequena”, disse Tom Werner em uma teleconferência de resultados.
“Portanto, embora nos beneficiemos da melhoria das tendências de tráfego, a redução do tamanho da porção dos consumidores atua como um obstáculo parcial ao nosso volume”, concluiu.
*Sob supervisão de Marcello Pereira