Ouvindo...

Conheça Takaya Awata, bilionário japonês que desafia McDonald’s e KFC

Awata usou as economias para criar o pequeno restaurante em Kakogawa, com apenas 23 anos, e atualmente causa medo nas grandes redes de fast-food devido ao seu crescimento exponencial

A criação do bilionário japonês Takaya Awata tem desafiado as redes de fast-food, como, por exemplo, McDonald’s e KFC. Isso por que, há 40 anos, ele criou o Taridoll Sanban-kan, que mais tarde se tornou a Taridoll Holdings, com mais de 2 mil restaurantes espalhados por 28 países. Um desses é a Marugame Seimen, a maior rede de macarrão udon do Japão.

Awata usou as economias para criar o pequeno restaurante em Kakogawa, na costa do Mar Interior de Seto, no Japão, com apenas 23 anos, e atualmente causa medo nas grandes redes de fast-food devido ao seu crescimento exponencial.

Segundo a Forbes, até março de 2028, a Taridoll quer aumentar três vezes o lucro líquido, com a maior parte dele vindo de fora do Japão. Para sso, é preciso crescer o número de lojas para 4.900, sendo 3 mil filiais no exterior. Atualmente, a imensa maioria das lojas fica no Japão.

Leia também

O setor de restaurantes de serviço rápido, como o caso da Taridoll, é o que mais cresce nos últimos anos. Apesar das dificuldades enfrentadas principalmente no Japão, com o envelhecimento da população, o crescimento da fama dos ‘noodles’ fora do Japão também impulsiona o crescimento da Taridoll.

Antes de ser empreendedor bilionário, Awata teve uma infância difícil, sendo criado apenas pela mãe após a morte do pai, quando tinha 13 anos. Ele precisou abandonar a faculdade para sustentar a família e acabou trabalhando em uma cafeteria, quando descobriu a vocação na cozinha.

Ele foi motorista de caminhão para conseguir economizar dinheiro para abrir a primeira loja da Taridoll. Antes, ele abriu uma barraca de macarrão udon em uma praça de alimentação e, posteriormente, adicionou ramen e macarrão frito.

Atualmente, ele tem três filhos adultos, que acabaram não assumindo a empresa do pai. Ele trabalha para construir um império global de alimentos.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.
Leia mais