Ouvindo...

Times

Pastel de angu preparado em cidade mineira leva tempero especial; confira

O pastel de angu de Conceição do Mato Dentro, onde começa, nesta sexta-feira (24), o Festival Fartura, é um verdadeiro espetáculo de sabor

Faz mais de 150 anos que ele existe. Hoje é patrimônio imaterial. O pastel de angu de Conceição do Mato Dentro (MG) é um verdadeiro espetáculo de sabor.

É diferente de outras regiões, pois a massa feita de fubá é temperada e o uso do urucum a deixa ainda mais colorida. Dizem que foi criado ainda na época do Brasil Colônia e era preparado pelas mãos das mulheres pretas escravizadas, que entendiam tudo sobre a utilização do milho.

Leia também

Os moradores da cidade contam que foi dona Lélia e seu Antônio que resgataram a receita e a história desse quitute. Ele pode ser recheado com carne, frango, queijo do Serro – claro!, ou ainda de umbigo de banana.

Se você não sabe o que é isso, é aquele pêndulo arroxeado que se forma abaixo do último cacho de banana ainda verde. Lurdinha Majó, outra fazedora de pastel de angu, conta que o segredo para ele ficar bem crocante é fritar por 3 minutos em óleo quente.

Ah! E se te deu água na boca corre para Conceição do Mato Dentro, que neste final de semana estaremos lá com o Fartura. Prometo que a festa vai ser bonita demais.


Participe dos canais da Itatiaia:

Carolina Daher é jornalista, curadora do Fartura - Comidas do Brasil. Colunista da Revista Encontro, é responsável pela Encontro Gastrô, maior premiação gastronômica de Belo Horizonte. Escreve sobre cultura alimentar para CNN. Com passagens pelas revistas Veja, Playboy e Estilo vive nas Gerais e caminha pelo mundo em busca de histórias e sabores. Formada em gastronomia, é pesquisadora e cozinheira de comida boa.
Leia mais