Ouvindo...

Rapadura e mel de engenho: confira diferença das iguarias feitas com cana-de-açúcar

Conheça também o Engenho Laje Bonita, em Pernambuco, com 130 anos de história

Mel de engenho e queijo

Você sabe a diferença entre mel de engenho e rapadura? E o que é mel de engenho? Pois bem, vamos lá: é um produto feito com o caldo decantado, filtrado e cozido da cana-de-açúcar. De consistência líquida, é ótimo para caramelizar ingredientes ou ser pincelado em uma carne de porco, por exemplo.

Já a “rapas dura”, ou rapadura, é um elemento de grande importância na cozinha brasileira. Produzida pelos engenhos desde a época da colônia, é o caldo da cana fervido, colocado em moldes quando está a ponto de cristalizar.

Leia também

O Engenho Laje Bonita, visitado pela Expedição Fartura em Quipapá, no Pernambuco, existe há mais de 130 anos sob a administração da mesma família. Lá se faz rapadura sem conservantes e aditivos químicos, em versões como erva-doce, cravo e canela.

Além de ser parte da dieta do nordestino, o ingrediente também ganha usos em receitas como sorvetes, broas, bolos, bolachas e até caipirinhas, uma beleza.


Participe dos canais da Itatiaia:

Carolina Daher é jornalista, curadora do Fartura - Comidas do Brasil. Colunista da Revista Encontro, é responsável pela Encontro Gastrô, maior premiação gastronômica de Belo Horizonte. Escreve sobre cultura alimentar para CNN. Com passagens pelas revistas Veja, Playboy e Estilo vive nas Gerais e caminha pelo mundo em busca de histórias e sabores. Formada em gastronomia, é pesquisadora e cozinheira de comida boa.