Vou contar aqui uma história de quando eu era criança. Sempre às sextas-feiras, ganhava um dinheiro da minha mãe para, na volta da escola, comprar um picolé em uma fábrica perto de casa. A minha escolha era sempre a mesma: picolé de groselha.
E você sabia que groselha é uma fruta? Muita gente só conhece o xarope de groselha, aquele vendido em supermercados, né? Então, a groselha é uma frutinha suculenta e adocicada cultivada em países como a Indonésia, maior produtor do mundo, e Filipinas, que ocupa a segunda posição.
O Brasil é o quarto da lista, com plantações principalmente nas regiões sudeste e sul. As framboesas nascem em arbustos espinhentos de até 6 metros de altura e atingem sua maturidade aos 4 anos, quando finalmente começam a produzir. A fruta possui três variações de cores, preta, verde e vermelha, sendo essa última a mais comum.
Além de gostosa, faz bem ao organismo, aliviando os sintomas da artrite e agindo como um diurético natural.
No Brasil, existe uma variação de groselha, a Tropical, chamada também de baiana, que nada tem a ver com a de origem europeia. Ela é clarinha, com tons variando entre o palha e o verde-claro, e possui uma semente em forma de estrela, parecida com a da acerola.
Confira aqui uma receita de raspadinha de groselha. Pode usar o xarope, mas se você tem a sorte de ter a frutinha fresca aí por perto, não pense duas vezes! Quanto mais natural, melhor.
Raspadinha de groselha
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1 xícara (chá) de groselha
- 1 e ½ xícara (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- 16 cubos de gelo picado
Modo de Preparo
- Em um liquidificador, coloque o leite condensado, a groselha, a água e o suco de limão;
- Bata até obter um creme homogêneo;
- Coloque as raspas de gelo em copos altos e cubra com o creme de groselha;
- Sirva a seguir.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.