Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Quem quer pão?

Rodrigo Furtini investe um sonho e prepara diversos tipos de pães em charmosa padaria no centro de Belo Horizonte

No quadro Profissão Gastronomia desta semana, vamos contar a história do Rodrigo Furtini, que descobriu o amor pela panificação, sua liberdade de criar novas receitas e reinventar ao seu estilo de vida, através da sua paixão pela panificação. Funcionário da prefeitura, Rodrigo Furtini trabalhava como designer e, no momento da demissão, resolveu estudar o que sempre sonhou, panificação.

Furtini sempre gostou de pesquisar, na internet, receitas criativas de comida saudável e, depois de pesquisar bastante, resolveu arriscar uma receita de fermentação natural e, foi aí que ele descobriu que era essa área da gastronomia que mais sentia prazer em fazer.

Leia também

“Após descobrir o interesse por fazer pães, resolvi pedir demissão do trabalho como designer e comecei a fazer alguns cursos em busca de mais conhecimento e experiência em criação e fabricação de pães”, destacou Rodrigo.

O empreendedor criou a sua empresa, que começou em casa e, hoje, é uma charmosa padaria localizada no Edifício Malleta, bem na área central de Belo Horizonte, com uma vista bem urbana e, de frente para o Museu da moda. Além da vista para uma das mais importantes construções de BH, a padaria Furtini, também, oferece um espaço para que seus clientes possam tomar aquele café ou lanche, e apreciar a sua variedade de produtos.

Na padaria Furtini você encontra pães doces e salgados de vários tamanhos, croissant, cookies, cafezinho fresquinho, cappuccino, mate, e bebidas geladas para agradar os mais jovens e, que também, harmonizam com os pães.

Preparação

As fornadas são preparadas de segunda a sexta, e você vai sempre encontrar a vitrine cheia de variedades de encher os olhos. Para mostrar um pouco das etapas de fabricação dos pães Furtini, Rodrigo apresentou a sua cozinha e contou alguns detalhes sobre a sua rotina de preparação.

Um dos diferenciais da padaria, é o processo de fabricação dos pães que é feito com muito carinho, pensando em cada etapa de preparação. Um detalhe legal e importante é a fermentação natural realizada com o fermento criado e alimentado toda semana, desde 2018.

Para dar conta da demanda, 25 kg de farinha branca são utilizados por semana, além das misturas e dos ingredientes destaques como chia, canela, doce de leite, queijo entre outros.

Como estratégia de conquista e fidelização os clientes, o cardápio muda sempre, a fim de proporcionar várias experiências saborosas. A padaria Furtini funciona de terça a sexta das 11h às 18h, e recebe todos os dias, clientes fixos, novos clientes e diversos entregadores de aplicativo de delivery.

A padaria foi tão bem aceita pelos belo-horizontinos, que uma segunda unidade foi inaugurada, no bairro Cidade Jardim, no Shopping Espaço Jardim, e se chama Café Jardim - Pão Furtini. Lá você poderá comer a vontade no estilo brunch.

Quer conhecer mais dessa história, então fique ligado no Instagram @itatiaiagastro.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Clara Senra é jornalista gastronômica desde 2011 e já aqueceu as panelas para mostrar o que há de melhor na cozinha mineira aqui na Itatiaia. Nossos encontros são às quartas-feiras e sextas-feiras, com histórias de famílias que fazem história na cozinha e também com receitas fáceis, com a cara de Minas Gerais.
Leia mais