Ouvindo...

Conteúdo Patrocinado

Como surgiu a feijoada? Historiadoras compartilham detalhes sobre origem do prato

Alguns pontos sobre história do prato podem surpreender

Patrocinado por

Feijoada, prato típico presente nas mesas dos brasileiros

Um dos ingredientes mais comuns na culinária brasileira é o feijão. Rico em nutrientes e prático de cozinhar, o feijão faz parte de diversos pratos tradicionais do país, como a famosa feijoada. Mas, você sabe a história por trás dessa receita?

Segundo a historiadora Carolina Figueira da Costa, mestre em alimentação e professora do Senac Minas, ela não foi interferência cultural dos escravizados africanos nas senzalas, como muitos acreditam. A inspiração vem de variações do prato em outros países, como o cassoulet francês e o cozido português.

A historiadora Paula Pinto e Silva, no seu livro ‘Farinha, Feijão e Carne-Seca - Um tripé culinário no Brasil Colônia’, lembra que cabeças, rabos e pés dos animais não eram considerados menos nobres, até porque, naquela época, ter qualquer tipo de carne na mesa era raro, inclusive para os senhores de fazenda.

No Brasil, a alimentação no período colonial era muito pobre, em razão da agricultura e transporte bastante deficiente e do alto preço dos produtos vindos de Portugal. Então, essa ideia de que esses ingredientes do porco eram desprezados e assim iam parar na panela dos escravizados é história para quem gosta de novela.

Carolina Daher é jornalista, curadora do Fartura - Comidas do Brasil. Colunista da Revista Encontro, é responsável pela Encontro Gastrô, maior premiação gastronômica de Belo Horizonte. Escreve sobre cultura alimentar para CNN. Com passagens pelas revistas Veja, Playboy e Estilo vive nas Gerais e caminha pelo mundo em busca de histórias e sabores. Formada em gastronomia, é pesquisadora e cozinheira de comida boa.