Ouvindo...

Você sabia que o escorredor de arroz foi inventado por uma brasileira; confira a história

Utensílio de cozinha foi inventado por dona de casa na década de 50

Dona Therezinha Beatriz Alves com sua invenção, o escorredor de arroz

Hoje, vou trazer uma curiosidade. Vocês sabiam que o escorredor de arroz, aquele que todo mundo tem em casa, foi criado por uma brasileira?

Sim, foi a dona Therezinha Beatriz Alves. Therezinha criou e patenteou o objeto nos anos de 1950, pois não via sentido em utilizar um pote para lavar e outro para escorrer o arroz. Na época, como não tinha dinheiro para fabricá-lo, procurou a Atma, mas a indústria recusou o projeto.

Foi quase um ano depois, quando a inventora já tinha quase se esquecido dessa ideia, que ela resolveu mostrar o protótipo a Eduardo Rossi, primo de sua mãe e secretário da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Deu certo!

O lavador começou a ser fabricado pelas indústrias Trol. Em 1961, a empresa fabricou milhares de peças em plástico. Hoje, já é possível encontrar no mercado escorredores feitos em outros materiais, como alumínio e inox. Fácil de usar, lavar e com um precinho super camarada, essa peça de cozinha é brasileiríssima. E você, sabia dessa?

Carolina Daher é jornalista, curadora do Fartura - Comidas do Brasil. Colunista da Revista Encontro, é responsável pela Encontro Gastrô, maior premiação gastronômica de Belo Horizonte. Escreve sobre cultura alimentar para CNN. Com passagens pelas revistas Veja, Playboy e Estilo vive nas Gerais e caminha pelo mundo em busca de histórias e sabores. Formada em gastronomia, é pesquisadora e cozinheira de comida boa.