Vai ter cachaça, sim!
Durante muitos e muitos anos, o brasileiro conviveu com a síndrome do “patinho feio.” Nada feito no país era tão bom quanto o que vinha de fora. Resquícios de um povo colonizado. Da arte à comida, chique mesmo é que vinha da gringa. Mas o jogo virou. Usar ingredientes locais nunca esteve tão na moda! A culinária brasileira fazendo bonito nos restaurantes mais sofisticados.
Na coquetelaria vem acontecendo o mesmo, mas, digamos, a passos mais lentos. A cachaça, destilado feito com cana-de-açúcar reconhecido como produto genuinamente nacional por decreto, e associado no mundo inteiro ao Brasil, ainda hoje enfrenta preconceitos.
Começando pelo termo ‘cachaceiro’, normalmente usado de forma pejorativa. Então chegou a hora da gente mudar isso.
O mixologista Tiago Santos, do Redentor, de Belo Horizonte, é um dos grandes defensores do destilado brasileiro. “Assim como o uísque, temos excelentes cachaças”, diz. Ele deu como exemplo duas cachaças premium a Herança Mineira e a Mineiriana Mel, e uma mais popular a Tiê, como ótimas aquisições.
Para preparar a caipirinha, você vai precisar de limão capeta, limão taiti e limão siciliano.
Dois segredos: a rapadura não pode ser leitosa. Uma dica deliciosa é deixar alguns pedacinhos maiores de rapadura para ela ir se dissolvendo aos poucos na bebida.
Ah! E o segundo segredo do Tiago: para se chegar a um sabor supremo, é bom bater por cinco segundos a bebida em uma coqueteleira.
Caipinha de rapadura com três limões
pelo mixologista Tiago Santos, do Redentor, de Belo Horizonte
Ingredientes
- 50ml de cachaça
- Meio limão capeta
- Meio limão siciliano
- Meio limão taiti
- Rapadura não leitosa
- Açúcar
Modo de preparo:
- Primeiramente, você vai pegar a rapadura e triturar um pedaço. Minha dica é usar um ralador ou passar uma faca de serra raspando. Ou ainda, colocar o doce na pia, apoiar faca e colocar força de cima baixo com as duas mãos para cortar um pedaço que você consiga triturar mais fácil. Lembrando que esse tipo de rapadura é bastante dura. O interessante é ter pedaços maiores para irem diluindo com o tempo dentro do copo. Cortar ao meio cada limão. Pegue a metade que você usará e corte em pequenos pedaços. Separe.
- No copo (siga exatamente essa ordem), colocar uma colher de sopa rasa de açúcar. Adicionar os limões e macere levemente. O segredo é mexer bastante para diluir o açúcar. Colocar a cachaça. Adicione duas colheres de rapadura e só depois coloque o gelo. Mexer bastante até tudo se misturar. Complete com mais gelo. Lembrando que se ela não ficar ao seu gosto, acrescente aos poucos os ingredientes até chegar no seu gosto.
- Segredo dois: Faça tudo isso na coqueteleira e bata por 5 segundos para ter o sabor supremo.