O Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes segue ocupando a cidade histórica neste fim de semana, até o domingo (25). Um dos convidados do chef Flávio Trombino no Espaço Brasa & Lenha, onde recebe convidados para preparar pratos especiais, Glaucio Peron ensinou a receita do legítimo doce de leite da roça.
O personagem Doceiro Caipira, responsável pelo Doce da Roça, explica que, na própria receita, o doce é preparado com leite cru vindo de uma fazenda da região do Campo das Vertentes. O truque para o doce de leite perfeito é usar cerca de 15% de açúcar, ou seja, 150 gramas para cada litro de leite.
Outra dica importante é adicionar um pouco de bicarbonato de sódio, para que a receita caramelize. "É só um tiquin, só uma unhinha. Senão, ele espuma e vai sair do tacho. Você vai fazer uma lambrequeira no fogão”, explicou.
O doce demora, a depender da quantidade, até três horas para ficar pronto. Nesse período, é importante que o responsável pela receita não pare de mexer - o tacho ou a panela - para que a receita não fique grudada no fundo, e queime, ou entorne.
Para o festival, o doce de leite foi servido em uma sobremesa especial. O tradicional Picolé do Amado, de queijo, foi “afogado” no doce e finalizado com uma paçoca. A repórter Cássia Cristina, da Itatiaia, ganhou até a “rapinha” do tacho.