Ouvindo...

Vídeo de refrigerante fervido viraliza, e nutricionista explica o que acontece

Fervura de refrigerante resulta em ‘teor residual’, um resíduo na cor preta, o que preocupou e surpreendeu internautas

Vídeo mostra o que acontece quando a bebida é fervida

Um vídeo publicado por uma nutricionista, no qual o conteúdo de latas de Coca-Cola é fervido, viralizou nas redes sociais. O resultado, um resíduo na cor preta, surpreendeu e preocupou internautas.

No vídeo, a mulher ferve o líquido de uma lata de refrigerante sem açúcar e, em seguida, ferve a mesma quantidade da versão adoçada da bebida. No primeiro “teste” o líquido seca quase por completo e resta apenas um “teor residual”. Na segunda versão, o açúcar que adoça a bebida fica no fundo da panela.

A nutricionista Ludmilla Coelho explicou que a gravação pode ser considerada sensacionalista por se tratar de uma técnica culinária conhecida como redução. “A técnica, que é seguida por uma caramelização, pretende diminuir o volume de um líquido através da evaporação. Por isso, o conteúdo que resta é um concentrado”, detalhou.

No caso do teste com o refrigerante, assim como explicado pelo vídeo, o que sobra é o açúcar. "É uma calda de açúcar com os corantes, já que a Coca-Cola normal possui açúcar em sua composição, além de corantes. Ele fica caramelizado numa coloração semelhante a piche”, esclareceu a especialista.

Apesar do vídeo ser relacionado com a Coca-Cola, Ludmilla explicou que aquilo aconteceria com qualquer outro refrigerante. O melado de cor escura que restou ao final da gravação também seria o resultado em caso de um “experimento” com outras marcas.

A nutricionista ainda alerta que o “teste” é desnecessário e não deve ser repetido em casa. “A caramelização acontece entre 150°C e 200°C. Ainda não se sabe se esses alimentos ricos em corante caramelo, como os presentes em refrigerantes a base de cola, possuem potencial de toxicidade ao nosso organismo, então não recomendaria o processo”, concluiu.

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.