Ouvindo...

Dia Mundial do Queijo: aprenda a preparar Pão Canastra da Du Pain

Sinônimo de sabor e versatilidade, o queijo é paixão declarada dos mineiros e tem até um dia para chamar de seu. No Dia Mundial do Queijo, aprenda uma receita especial da Du Pain

Pão Canastra dá toque mineiro para menu da Du Pain

Paixão declarada dos mineiros e de grande parte da comunidade gastronômica mundial, o queijo tem até um dia para chamar de seu: 20 de janeiro, o Dia Mundial do Queijo. Entre diversos processos de produção e maturação, a iguaria saborosa é sinônimo de versatilidade, compondo receitas diversas, que podem agradar qualquer paladar.

Considerado um dos melhores queijos do mundo e eleito como tal pela revista gastronômica Taste Atlas, em 2022, o queijo Canastra é uma das grandes paixões dos aficionados pela iguaria - principalmente entre os mineiros. O queijo carrega o nome da serra onde estão situadas as cidades que tradicionalmente fabricam a iguaria. Na região, mais de 70 produtores se dedicam ao feitio artesanal, já reconhecido como patrimônio cultural imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Na padaria Du Pain, que está entre as mais tradicionais de Belo Horizonte, o queijo Canastra compõe uma receita especial de pão de fermentação natural. A ideia do pão recheado com Canastra surgiu com necessidade de um pão que representasse Minas Gerais. A base, de pão italiano, também atendeu a um pedido dos clientes - que não tinha dado muito certo na primeira tentativa.

“A cada 10 clientes que entravam na loja, oito pediam pão italiano”, conta o padeiro e dono da Du Pain, Ronaldo Souza. “Eu fiz aquele pão italiano massudo, azedo, com casca grossa. É um clássico. No primeiro mês foi recorde de vendas e, no segundo, de reclamações porque as pessoas não estavam acostumadas com o sabor”, explica.

Solução

A solução foi encontrar uma receita de pão italiano mais suave, que combinasse com o paladar mineiro para pães. Vinda da região de Toscana, a receita rende um pão com uma casca mais fina, além de uma acidez bem controlada. A única diferença para a receita original é a adição de sal na massa, algo que não é feito na Itália, onde a preferência é por um pão mais neutro.

A massa aerada é ideal para o preparo de outra receita, a bruschetta, um antepasto italiano composto por uma fatia de pão tostada, criada para aproveitar as sobras do dia anterior. Na Du Pain, a massa do pão é recheada e coberta com fatias do tradicionalíssimo queijo Canastra.

Recém-saído do forno, o queijo derretido do recheio e crocante na casca eleva a já saborosa massa. Seguindo orientações do padeiro responsável pela receita, o pão é bem versátil para harmonizações, combinando com o tradicional cafezinho da tarde e com drinks alcoólicos. O preparo, com fermentação natural, leva seu tempo, mas é essencial para garantir o sabor e a fidelidade da receita. Aprenda a fazer!

Receita | Pão Canastra do padeiro Ronaldo Souza da Du Pain

Ingredientes

  • 300g farinha de trigo

  • 150g água

  • 40g fermento natural

  • 5g sal

  • 150g queijo minas artesanal

Modo de preparo

  1. Junte toda a farinha de trigo e a água. Misture bem até que se inicie a formação do glúten;

  2. Adicione o sal e o fermento natural. Sove bem até que se consiga uma massa lisa, homogênea e consistente;

  3. Deixe descansar por 24 horas em ambiente refrigerado;

  4. Abra a massa no formato retangular, recheie com bastante queijo e faça uma dobra no formato de um envelope.

  5. Para a fermentação, disponha a massa em um cesto por aproximadamente 2 horas;

  6. Pré-aqueça o forno a 180º;

  7. Coloque o pão no tabuleiro e adicione mais lascas de queijo na parte de cima da massa;

  8. Leve ao forno por 25 minutos;

  9. Depois de assado, deixe descansar por 5 minutos e sirva.

Leia também sobre a origem e principais comidas típicas da festa junina de acordo com cada região do país.

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.