Paixão declarada dos mineiros e de grande parte da comunidade gastronômica mundial, o queijo tem até um dia para chamar de seu: 20 de janeiro, o Dia Mundial do Queijo. Entre diversos processos de produção e maturação, a iguaria saborosa é sinônimo de versatilidade, compondo receitas diversas, que podem agradar qualquer paladar.
Considerado um dos melhores queijos do mundo e eleito como tal pela revista gastronômica Taste Atlas, em 2022, o queijo Canastra é uma das grandes paixões dos aficionados pela iguaria - principalmente entre os mineiros. O queijo carrega o nome da serra onde estão situadas as cidades que tradicionalmente fabricam a iguaria. Na região, mais de 70 produtores se dedicam ao feitio artesanal, já reconhecido como patrimônio cultural imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Na padaria Du Pain, que está entre as mais tradicionais de Belo Horizonte, o queijo Canastra compõe uma receita especial de pão de fermentação natural. A ideia do pão recheado com Canastra surgiu com necessidade de um pão que representasse Minas Gerais. A base, de pão italiano, também atendeu a um pedido dos clientes - que não tinha dado muito certo na primeira tentativa.
“A cada 10 clientes que entravam na loja, oito pediam pão italiano”, conta o padeiro e dono da Du Pain, Ronaldo Souza. “Eu fiz aquele pão italiano massudo, azedo, com casca grossa. É um clássico. No primeiro mês foi recorde de vendas e, no segundo, de reclamações porque as pessoas não estavam acostumadas com o sabor”, explica.
Solução
A solução foi encontrar uma receita de pão italiano mais suave, que combinasse com o paladar mineiro para pães. Vinda da região de Toscana, a receita rende um pão com uma casca mais fina, além de uma acidez bem controlada. A única diferença para a receita original é a adição de sal na massa, algo que não é feito na Itália, onde a preferência é por um pão mais neutro.
A massa aerada é ideal para o preparo de outra receita, a bruschetta, um antepasto italiano composto por uma fatia de pão tostada, criada para aproveitar as sobras do dia anterior. Na Du Pain, a massa do pão é recheada e coberta com fatias do tradicionalíssimo queijo Canastra.
Recém-saído do forno, o queijo derretido do recheio e crocante na casca eleva a já saborosa massa. Seguindo orientações do padeiro responsável pela receita, o pão é bem versátil para harmonizações, combinando com o tradicional cafezinho da tarde e com drinks alcoólicos. O preparo, com fermentação natural, leva seu tempo, mas é essencial para garantir o sabor e a fidelidade da receita. Aprenda a fazer!
Receita | Pão Canastra do padeiro Ronaldo Souza da Du Pain
Ingredientes
300g farinha de trigo
150g água
40g fermento natural
5g sal
150g queijo minas artesanal
Modo de preparo
Junte toda a farinha de trigo e a água. Misture bem até que se inicie a formação do glúten;
Adicione o sal e o fermento natural. Sove bem até que se consiga uma massa lisa, homogênea e consistente;
Deixe descansar por 24 horas em ambiente refrigerado;
Abra a massa no formato retangular, recheie com bastante queijo e faça uma dobra no formato de um envelope.
Para a fermentação, disponha a massa em um cesto por aproximadamente 2 horas;
Pré-aqueça o forno a 180º;
Coloque o pão no tabuleiro e adicione mais lascas de queijo na parte de cima da massa;
Leve ao forno por 25 minutos;
Depois de assado, deixe descansar por 5 minutos e sirva.
Leia também sobre a origem e principais