Começa, nesta sexta-feira (6), o Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1, a 24ª etapa da categoria na temporada 2024.
A prova será disputada no Circuito de Yas Marina, nos Emirados Árabes Unidos. A pista tem 5,2 quilômetros de extensão e 16 curvas. A prova terá 58 voltas de duração.
Em 2023, Max Verstappen, da Red Bull, anotou a pole position e venceu a corrida.
O campeonato
O holandês tetracampeão do mundo, Max Verstappen, lidera o Campeonato Mundial de Pilotos com 429 pontos e vem embalado pela vitória na corrida principal do GP do Catar. Lando Norris, da McLaren, ocupa a segunda colocação com 349 pontos somados e sonha com o vice-campeonato de pilotos. Charles Leclerc, da Ferrari, fecha o top 3 com 341 pontos e almeja o vice do Mundial de Pilotos.
No Mundial de Construtores, a briga pelo título continua. A McLaren lidera a tabela com 640 pontos e está próxima de encerrar um jejum de 26 anos entre as montadoras. Na segunda colocação e ainda com chance de título está a Ferrari com 619 pontos somados. A equipe de Maranello busca seu 17º título de construtores e se isolar ainda mais como a maior vencedora no quesito.
A Red Bull, atual bicampeã, fecha o top 3 sem chance de título com 581 pontos.
Brasileiro no grid
Com Gabriel Bortoleto já confirmado para o grid da Fórmula 1 para 2025, o público brasileiro poderá começar a se acostumar com um piloto do país de volta à principal categoria do automobilismo mundial já em Abu Dhabi. Isso porque a Aston Martin confirmou a presença de Felipe Drugovich, piloto reserva da escuderia, no treino livre 1.
Drugovich guiará o carro do piloto canadense Lance Stroll
Irmãos na pista
A etapa de Abu Dhabi também proporcionará algo inédito na história da categoria. A Ferrari confirmou a presença do jovem Arthur Leclerc, irmão de Charles Leclerc, no treino livre 1. Arthur, que integra a Academia de Pilotos da Ferrari, guiará o carro de Carlos Sainz.
Esta será a primeira vez que dois irmãos serão companheiros de equipe.
Hamilton dá adeus à Mercedes
Depois de 11 anos na Mercedes, o heptacampeão Lewis Hamilton chega ao seu último GP pela escuderia. O britânico tem acordo firmado com a Ferrari e guiará pela equipe a partir da temporada 2025.
Pela “Flecha de Prata”, o piloto realizou 245 grandes prêmios, com 153 pódios, 84 vitórias e 78 pole positions, além de conquistar seis títulos mundiais de pilotos.
Programação e onde assistir
Sexta-feira, 6 de dezembro
- Treino livre 1: 6h30
- Treino livre 2: 10h
Sábado, 7 de dezembro
- Treino livre 3: 7h30
- Classificação: 11h
Domingo, 8 de dezembro
- Corrida: 10h
Os treinos livres terão transmissão do canal de TV fechada, BandSports. Já a classificação e a corrida serão transmitidos pelo canal de TV aberta, Band.