Considerado um dos jovens mais promissores do automobilismo mundial, Gabriel Bortoleto foi anunciado, na manhã desta quarta-feira (6), como piloto da Stake Sauber para a temporada 2025 da Fórmula 1. Aos 20 anos, Gabriel Bortoleto será o primeiro brasileiro a correr na principal categoria do esporte desde Felipe Massa, em 2017, pela Williams.
Substituto do experiente finlandês Valtteri Bottas, de 35 anos, Bortoleto assinou um contrato de múltiplos anos com a Sauber.
Campeão da Fórmula 3 no ano passado, Bortoleto, da Invicta Racing, é o líder da Fórmula 2, com 169,5 pontos. O piloto brasileiro é perseguido pelo argelino Isack Hadjar, da Campos Racing, com 165 pontos.
Para assinar um contrato plurianual com a Sauber, Gabriel Bortoleto deixará o Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren, uma das equipes mais tradicionais da história da Fórmula 1.
Vale ressaltar que, em 2026, a Sauber vai se transformar em Audi F1 Team. Em março deste ano, os suíços compraram 100% da montadora alemã e prometem muita competitividade na Fórmula 1.
Mudanças na Sauber
Antes de Bortoleto, a Sauber já havia anunciado que o alemão Nico Hulkenberg, da Haas, seria o primeiro piloto da equipe em 2025. Com isso, o chinês Guanyu Zhou ficou sem um lugar no grid.
Nesta quarta-feira (6), por meio das redes sociais, a Sauber rasgou elogios a Bottas e Zhou pelo desempenho nas últimas três temporadas. O finlandês e o chinês seguirão até o fim da atual temporada.
“Após discussões abertas e construtivas com Valtteri Bottas e Zhou Guanyu, concluímos mutuamente que as condições para continuarmos juntos não poderiam ser atendidas, então concordamos que é hora de nos separarmos. Gostaríamos de agradecer a ambos pela contribuição que fizeram à equipe nos últimos três anos. Eles foram a personificação do profissionalismo, usando sua experiência e entusiasmo para apoiar nosso crescimento”, escreveu.