Chefe da Audi avalia evolução de Bortoleto na F1 antes de estreia no GP da Austrália

Brasileiro marcou o décimo melhor tempo no treino de classificação deste sábado (7) e superou o seu companheiro de equipe Nico Hulkenberg

Gabriel Bortoleto, piloto da Audi, durante fim de semana do GP de Melbourne

Após finalizar a temporada de calouro em alta pela Sauber, Gabriel Bortoleto entra em seu segundo ano pela equipe — agora Audi — na Fórmula 1. O piloto brasileiro já demonstrou o seu cartão de visitas no primeiro treino classificatório do ano para o GP de Melbourne e irá largar na décima posição na corrida.

Em meio às expectativas para a primeira largada do ano neste domingo (8), o Chefe da Audi Jonathan Wheatley destacou a evolução de Gabriel dentro da equipe e demonstrou confiança no desenvolvimento do jovem piloto.

Segundo ele, o desempenho apresentado nos testes de pré-temporada e a postura adotada ao longo de 2026 indicam que o brasileiro está no caminho esperado pela equipe alemã.

“Quando você acolhe um jovem talento em qualquer área de negócio, espera que ele se torne cada vez mais forte em sua função. E é exatamente isso que esperamos do Gabi. Sinceramente, pelo que vi neste inverno, na forma como ele se comportou nos testes de pré-temporada e como tem agido neste evento aqui, ele está se desenvolvendo de forma fantástica como piloto e está chegando exatamente aonde eu quero que ele esteja”, disse Wheatley em entrevista ao GE.

Após terminar o Campeonato de Construtores de 2025 na nona posição com 70 pontos ainda correndo com o nome de Sauber, a Audi entra em 2026 em busca de evoluir o desempenho do seu carro e se aproximar das equipes de ponta na F1. Antes estabelecida na Suíça, a equipe mudou a sua sede para a Alemanha, e é lá que Gabriel, ao lado do seu companheiro de equipe Nico Hulkenberg, trabalham no desenvolvimento do bólido.

Wheatley comentou sobre a ética de trabalho do brasileiro e destacou as horas incessantes de Bortoleto nos simuladores na busca pela melhora do seu desempenho pessoal e da equipe.

“A primeira coisa que me impressionou nele foi a sua autenticidade, a forma como ele aborda as coisas. Ele é uma pessoa completamente genuína, está interessado no desempenho, em construir uma equipe ao seu redor. Em janeiro, ele estava na Suíça, ou no simulador de chassi, ou no simulador de motor na Alemanha. Ele dedicou muitas horas ao trabalho, e isso é extremamente encorajador vindo de alguém tão jovem quanto ele”, avaliou.

Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1

Os carros da Fórmula 1 voltam à ativa no Circuito de Albert Park, em Melbourne, às 2h (de Brasília) deste domingo (8) para a disputa do Grande Prêmio de Melbourne. O britânico George Russell, da Mercedes, larga na pole, e vai dividir a primeira fila com o seu companheiro de equipe, Kimi Antonelli. Bortoleto larga em 10°.

Leia também

Arthur Lage é colaborador do Itatiaia Esporte. Formado pela PUC-MG e natural da cidade mineira de Itabira, o jornalista acumula passagens por Alvorada FM, Hoje em Dia, Esporte News Mundo e The Playoffs.

Ouvindo...